3 dicas para criar um ambiente de trabalho produtivo

   |   Postado em Dicas

Você acha que o seu espaço de trabalho ajuda ou atrapalha a sua produtividade? Confira agora 3 dicas para criar um ambiente de trabalho produtivo!

Não há como negar: o seu espaço de trabalho tem um impacto direto na sua produtividade e na forma como você trabalha. Não importa a sua posição profissional e nem o ramo de atuação da sua empresa, quando você está feliz você produz mais e melhor.

Quando estamos inspirados, e quando nos sentimos inspirados pelo espaço de trabalho, se torna muito mais fácil ser produtivo e criativo. Aliás, isso não é só impressão não, viu. Diversas pesquisas já comprovaram a importância de um bom ambiente de trabalho!

Nesse contexto fica fácil perceber o quanto o ambiente de trabalho é vital para o sucesso de um negócio. Pensando nisso, reunimos 3 dicas incríveis que vão ajudar você a criar o ambiente de trabalho perfeito para sua produtividade e os resultados da sua empresa, seja ela qual for.

Saiba mais: Aprenda a priorizar as tarefas com estas 3 técnicas simples!

Como criar um ambiente de trabalho produtivo?

ambiente de trabalho produtivo
Ambientes de trabalhos como esse costumam ser muito mais produtivos!

Em um contexto em que diversos aspectos das nossas vidas são cada vez mais substituídos ou influenciados pela tecnologia, uma boa experiência com o espaço físico conta muito.

Em outras palavras, não é mais suficiente oferecer apenas uma cadeira, uma mesa e um computador como um espaço de trabalho. Não adianta oferecer tão pouco e esperar uma performance exemplar dos seus colaboradores!

Se você quiser uma alta performance e alta produtividade na sua empresa, seja ela uma clínica, academia, restaurante ou escritório, você DEVE oferecer uma boa experiência com o espaço. Por isso, se liga nessas 3 dicas que nós reunimos!

Saiba mais: 2 dicas práticas para melhorar a experiência do cliente!

1. Adicione um pouco de verde

Ter plantas no seu escritório ou clínica pode trazer uma porção de benefícios para o ambiente de trabalho. Por exemplo, pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, criar um ambiente mais bonito visualmente e um ar mais limpo, apenas para citar alguns.

Mas o principal, é que ter plantas no seu ambiente de trabalho pode ajudar a aumentar a produtividade e a criatividade da sua equipe. De fato, um estudo feito em 2010 demonstrou que ter plantas no ambiente de trabalho pode trazer inúmeros benefícios para todos no ambiente.

Por exemplo, a pesquisa demonstrou que pode ajudar a reduzir os níveis de:

  • Tensão/Ansiedade – 37% 
  • Depressão – 58% 
  • Raiva/Hostilidade – 44% 
  • Fatiga – 38% 

Bacana, não é mesmo? Por isso, vale a pena investir em plantas no ambiente de trabalho, nem que sejam artificiais.

Saiba mais: Descansar ajuda a aumentar a criatividade: Mito ou Verdade?

2. Diversifique o ambiente

Ok, isso parece um pouco complexo, mas pode ser bem simples, e são técnicas adotadas por empresas como AirbnB, Google e Facebook.

Pequenas mudanças, como uma mudança nas cadeiras, pode encorajar os colaboradores e colaboradoras a se movimentarem mais pelo espaço. Como consequência, isso pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e as funções cognitivas.

Colocar cadeiras mais confortáveis nas áreas de descanso pode encorajá-los a ter conversas mais frequentes, o que pode ajudar a fortalecer os laços da equipe, ou mesmo com os clientes/pacientes.

Saiba mais: 4 dicas para melhorar a comunicação na sua empresa!

3. Ajuste a luz e a temperatura

Um ambiente muito quente, ou pelo contrário, muito frio, pode representar um enorme desgaste de energia. E ainda que a ‘temperatura perfeita’ possa variar bastante de pessoa para pessoa, existem evidências científicas que sugerem que o ideal é que esteja em torno de 23º graus.

Porém, vale lembrar que ventilar o ambiente periodicamente pode ajudar a melhorar a qualidade do ar. Além disso purificadores de ar podem ajudar a manter o ambiente mais limpo, ao mesmo tempo que pode ajudar a reduzir alergias e rinites.

Outro aspecto importante pode ser a luz, que pode ajudar a criar um ambiente de trabalho produtivo ou estressante. Por exemplo, a luz fluorescente ajuda a criar um ambiente mais enérgico, mas pode também ser estressante.

Uma boa opção são luzes mais suaves, que podem ajudar a criar um ambiente mais acolhedor, fator que pode ajudar bastante na produtividade!

Saiba mais: 5 estratégias que vão te ajudar a parar de procrastinar!

Conhece outras dicas bacanas para criar um ambiente de trabalho produtivo? Compartilhe com a gente aqui embaixo!

Comentários