4 maneiras práticas e educadas de dizer NÃO

   |   Postado em Acontece, Dicas

Se algum dia você já precisou dizer NÃO para algum convite ou proposta de trabalho, sabe como pode ser difícil! Por isso, se liga nessas 4 dicas e aprenda a dizer não educadamente!

Você geralmente se vê dizendo SIM quando alguém lhe pede um favor, ou lhe faz um convite, mesmo que não queira ou não possa?

Ou, mesmo quando diz NÃO, você sempre acaba cedendo às propostas e convites, mesmo que já tenha uma agenda extremamente cheia?

Saiba que você não está só! Na verdade, dizer NÃO educadamente pode ser extremamente difícil para a maioria das pessoas.

Entretanto, essa é uma característica importante em líderes, já que, às vezes, é necessário dizer não, ainda que isso seja rejeitar a ideia de algum colega ou colaborador.

Por outro lado, também é importante ganhar a confiança das pessoas com as quais você trabalha. Afinal, trabalhamos muito melhor quando estamos confortáveis.

Mas e então, como declinar pedidos e propostas? Bem, se liga nas 4 maneiras de dizer NÃO educadamente que nós reunimos no post de hoje. Mas antes…

Saiba mais: 5 maneiras EFETIVAS de gerir o seu tempo!

Por que dizer NÃO é tão importante quanto dizer SIM?

maneira educada de dizer não
Dizer NÃO pode até ser difícil, mas é necessário às vezes!

Dizer sim para cada oportunidade pode até proporcionar novas oportunidades de aprendizado, mas também tem seu lado negativo. Afinal, um SIM significa comprometimento e, sejamos honestos, nem sempre podemos nos comprometer.

Há casos em que, por mais que queiramos, nossa agenda cheia discorda, e adicionar mais compromissos e tarefas pode ser ruim para nossa produtividade.

Dizer sim para tudo pode nos deixar sobrecarregados, o que consequentemente poderá tornar ainda mais difícil cumprir com os compromissos assumidos.

Além disso, suas próprias prioridades ficam comprometidas. Até porque, cada SIM virá com o custo de um NÃO que você precisará dizer ao longo do caminho. Por isso, saber dizer NÃO é um sinal que você sabe priorizar suas tarefas, e essa é uma qualidade essencial em um líder.

Por esses e outros motivos, se você quiser alcançar o equilíbrio profissional e, ainda assim, ser um grande líder para o seu time.

Porém, é preciso saber fazer isso da forma correta. se liga nas 4 maneiras práticas e educadas de dizer NÃO que nós reunimos!

Saiba mais: Aprenda a priorizar tarefas com essas técnicas simples!

1. “Deixe-me pensar sobre isso”

Essa é uma forma educada e super profissional de dizer NÃO. Além disso, é uma ótima forma de pedir mais tempo para refletir sobre a proposta ou convite feitos.

Saiba mais: 4 hábitos dos empreendedores de sucesso para botar em prática!

2. “É uma ótima ideia! Mas…”

Começar uma frase de forma positiva e honesta é sempre uma boa ideia, especialmente se você precisa dizer NÃO no final. Depois você pode explicar as razões que levaram você a declinar da proposta ou convite.

Saiba mais: 3 dicas para criar um ambiente de trabalho produtivo!

3. “Não posso hoje. Que tal…?”

Achou a ideia boa, mas não pode se comprometer ainda? Escolha essa frase! É uma excelente maneira de pedir mais tempo para considerar a proposta, ao mesmo tempo que já agenda um novo dia ou horário para dedicar sua atenção à pessoa.

Saiba mais: Por que o AgendaAí é a melhor maneira de fidelizar o cliente?

4. “Desculpe, mas não posso”

Essa é a forma mais direta e educada de dizer NÃO, especialmente se você não tem tempo ou interesse de se comprometer com o convite ou proposta. Por isso, se você não tem medo de ser direto ou direta, opte por essa frase!

Saiba mais: 2 dicas incríveis para melhorar a experiência do cliente!

Aqui estão as 4 maneiras práticas e educadas de dizer NÃO. Conhece outra maneira de dizer não educadamente? Compartilha com a gente aqui embaixo!

Comentários