Aprenda a priorizar as tarefas com técnicas simples

   |   Postado em Cases, Dicas

Saber priorizar as tarefas é uma habilidade essencial no mundo do trabalho. Por isso, reunimos algumas técnicas e dicas para ajudar você nesta tarefa!

Priorizar tarefas é uma habilidade que pode trazer calma e espaço mental, o que, consequentemente, pode ajudar você a utilizar a sua energia de maneira efetiva.

Aliás, ela é particularmente importante quando o tempo é limitado, o que, diga-se de passagem, sempre é. Isso porque ela ajuda você a alocar o seu tempo onde ele será mais necessário e mais sabiamente utilizado.

Por essa razão, saber priorizar tarefas pode ajudar você a trazer ordem ao caos, reduzir drasticamente o estresse e ajudar você a alcançar o sucesso. Por outro lado, sem ela, você provavelmente irá se sentir sobrecarregado e exausto.

Para evitar que isso aconteça, reunimos algumas técnicas que podem ajudar você na hora de priorizar as tarefas, sejam elas do dia a dia ou do trabalho.

Saiba mais: 5 dicas para gerir seu tempo de forma efetiva que você PRECISA saber!

Técnicas para priorizar as tarefas

priorizar as tarefas
Com tantas tarefas, saber priorizar é uma habilidade necessária no dia a dia!

Existem técnicas super simples e que podem ajudar você a priorizar as suas tarefas a partir de hoje. Ela poderá usar critérios diferentes tais como:

1.Critério de tempo

O tempo é limitado e isso já sabemos, não é mesmo? Por isso, este é um dos critérios que você pode utilizar na hora de priorizar tarefas, especialmente se há pessoas que dependam do seu trabalho.

O critério do tempo é particularmente importante quando envolve a conclusão de projetos ou tarefas que só você pode realizar.

Vale lembrar que é importante também saber lidar com a pressão, já que priorizar suas tarefas a partir do critério de tempo pode gerar pressões para que a tarefa seja concluída.

Saiba mais: 8 características para quem sabe trabalhar em equipe!

2. Critério de benefícios

Este é um critério muito mais lógico do que o anterior, já que prioriza as tarefas de acordo com os benefícios que podem advir da sua conclusão. Os benefícios podem ser desde um reconhecimento pessoal, uma promoção, um aumento ou o fechamento de um negócio.

Justamente por priorizar a tarefa que poderá trazer mais benefícios no longo prazo, este costuma ser uma forma muito eficiente de escolher tarefas.

Saiba mais: 4 benefícios do agendamento online para academias!

3. Critério de Profitabilidade

Da mesma forma que o anterior, esta é uma forma muito mais lógica de priorizar tarefas. Porém, o critério de profitabilidade é muito mais específico que o critério anterior, já que leva em consideração apenas um benefícios: os ganhos finaneiros.

Por priorizar a tarefa que será mais rentável financeiramente, é um critério que costuma se basear em dados e avaliações financeiras, o que pode trazer resultados mais eficientes no longo ou curto prazo.

Saiba mais: Aprenda a medir a experiência do seu cliente com essas dicas!

Além destas, existem diversas teorias que podem ajudar você a priorizar as suas tarefas e obrigações, cada uma com um foco e método diferente. Dá só uma olhada em algumas das mais famosas:

  1. Análise Comparativa: Compara individualmente entre listas de tarefas.
  2. Análise de Matriz: Quando você precisa levar muitos fatores em consideração.
  3. Análise de Pareto: Separa e categoriza os problemas por tipos.
  4. Princípio de Eisenhower: Classifica e separa as tarefas entre Urgentes e Importantes.
  5. Matriz de Boston: Prioriza as oportunidades baseada nas vantagens.

Saiba mais: Como uma agenda online pode ajudar os profissionais autônomos?

Você já conhecia ou utiliza algum destes critérios? Compartilha com a gente aqui embaixo!

Comentários