Como uma agenda online pode ajudar profissionais autônomos

   |   Postado em Acontece, Dicas, Mercado

A rotina de um profissional autônomo é uma caixinha de surpresas. Entenda como uma agenda online pode ajudar profissionais autônomos!

A adoção de uma agenda, online ou não, pode ajudar E MUITO na organização da rotina de uma pessoa.

Aliás, a organização é uma característica fundamental para todos os profissionais, não é mesmo? Entretanto, uma categoria que precisa ainda mais de organização é a dos profissionais autônomos!

Falando neles, você sabia que essa é uma das categorias profissionais que mais cresce no Brasil? Pois é!

Aliás, antes de falarmos sobre como o a agenda online pode ajudar profissionais autônomos, precisamos definir quem são eles!

Saiba mais: O que é e como funciona uma agenda online?

Quem são os profissionais autônomos?

agenda online pode ajudar o profissional autônomo
Alguns profissionais autônomos podem trabalha em qualquer lugar!

De acordo com os dados do IBGE, existem cerca de 35 milhões de brasileiros e brasileiras que são considerados profissionais autônomos atualmente.

Os dados demonstram que, desse total, cerca de 11,5 milhões trabalham na informalidade, enquanto 23,5 milhões trabalha por conta própria.

Por essa razão, definir quem são os profissionais autônomos é muito importante. Afinal, para a maioria das pessoas, a definição é um pouco nebulosa.

E a verdade é que tanta confusão é até mesmo compreensível… Isso porque a própria definição jurídica do profissional autônomo é bem abrangente. Dá só uma olhada:

“Profissional autônomo é todo aquele ou aquela que exerce uma atividade profissional sem vínculos empregatícios.”


Paulo Emílio Ribeiro de Vilhena. FONTE: Âmbito Jurídico

Em outras palavras, o profissional autônomo trabalha por contra própria, e a prestação de serviços é feita de forma eventual e não habitual. Entretanto, vale lembrar que essa prestação de serviços pode se tornar habitual com o passar do tempo.

E que tipo de profissionais podem ser considerados autônomos? Bem, a verdade é que, devido à abrangência da definição, praticamente todo tipo.

Profissionais autônomos podem ser desde o vendedor de temperos até a coach empresarial, passando pelo professor particular e pelo eletricista autônomo.

E, aliás, por que essa categoria cresce tanto assim?

Saiba mais: 5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho!

Quais as vantagens em ser um profissional autônomo?

agenda online pode ajudar o profissional autônomo
Fazer o seu próprio horário é uma das grandes vantagens – e desvantagens – de ser um profissional autônomo!

Além de muitos outros fatores, como o aumento do desemprego nos últimos anos, a liberdade que tem um profissional autônomo pode ser atraente para muitas pessoas.

Neste caso, as principais vantagens estão relacionadas com o tempo, já que você poderá definir seu próprio horário de atividades.

Ou seja, nada de cumprir horários fixos e pre-definidos por uma empresa ou chefe. Nada de horário para entrar ou sair. Dependendo do seu ramo, você poderá, inclusive, trabalhar em horário pouco ortodoxos, como durante a madrugada.

Isso permitirá que você possa conciliar e organizar melhor as suas atividades profissionais e pessoais, o que é uma grande vantagem

Outra grande vantagem – e essa especificamente para aqueles que não lidam bem com a ideia de subordinação – é que você não deverá prestar obediência a uma figura superior. Afinal de contas, você é seu próprio chefe!

Saiba mais: 8 formas de organizar o seu tempo de maneira efetiva!

Entretanto, como em qualquer outra profissão, existem vantagens e desvantagens. Algumas das principais desvantagens em se tornar um profissional autônomo estão relacionadas à questão financeira.

Exemplos disso são a falta de estabilidade econômica e o fato de não ter alguns dos direitos trabalhistas concedidos àqueles que trabalham de carteira assinada, como férias remuneradas e 13º.

Além disso, outra desvantagem pode ser O TEMPO!

E agora você talvez esteja se perguntando como isso pode ser uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo. Pode ser uma vantagem se você souber organizar seu tempo e conciliar seus compromissos profissionais.

Entretanto, se você for do tipo desorganizado… aí a vantagem pode não ser tão grande assim. Aliás, isso tem tudo a ver com o tema do artigo de hoje!

Saiba mais: Dicas para aumentar os agendamentos da sua clínica!

Como uma agenda online pode ajudar o profissional autônomo?

agenda online pode ajudar o profissional autônomo
Resumidamente, uma agenda online ajuda o profissional a organizar seus compromissos profissionais!

Simples: uma agenda online pode ajudar o profissional autônomo a manter a sua rotina organizada!

Lembra quando falamos lá atrás que a organização é uma das características mais importantes para os profissionais autônomos? Pois não era brincadeira!

Considere o seguinte exemplo: imagine um encanador que trabalha como profissional autônomo e que precisa visitar uma cliente às 14h. Agora considere que essa informação não está anotada em lugar algum, a não ser na mente do profissional. Só que com a rotina corrida, ele esqueceu do compromisso assumido com a tal cliente.

Agora responda: quais são as chances dessa cliente voltar a contratar esse profissional? Ou ainda, quais as chances dela recomendar o trabalho deste profissional para seus amigos e conhecidos? Muito poucas, não é mesmo?!

Saiba mais: 8 EXCELENTES maneiras de atrair mais clientes!

E nesse cenário, pouco importaria se ele fosse o melhor profissional da cidade. O que importa de verdade é que ele não cumpriu com um compromisso de trabalho e minou um pouco a sua credibilidade no seu mercado.

E esse pode até parecer um exemplo um pouco bobo, mas é muito possível. Afinal de contas, todos temos rotinas corridas e é humanamente impossível que lembremos de absolutamente todos os nossos compromissos e obrigações!

E é justamente dessa forma que uma agenda online pode ajudar os profissionais autônomos: lembrando dos compromissos, reuniões, eventos, etc.

Saiba mais: 5 benefícios de uma agenda online no seu salão de beleza!

Quais profissionais podem se beneficiar de uma agenda online?

agenda online pode ajudar o profissional autônomo
Fotógrafos também podem se beneficiar muito com uma agenda online!

Como falamos no início deste artigo, TODOS e TODAS podem se beneficiar com o uso de uma agenda online!

O grande benefício de uma agenda online é a praticidade na hora de checar e atualizar seus compromissos. Além disso, agendas online como o AgendaAí permitem que o profissional disponibilize seus horários para que seus clientes possam escolher e agendar seus compromissos.

Por essa razão, existem alguns profissionais que podem se favorecer ainda mais, tais como:

  • Coaches
  • Fotógrafos
  • Personal Trainers
  • Professores e tutores particulares
  • Redatores e revisores autônomos
  • Profissionais das áreas médicas (médicos, dentistas, nutricionistas)
  • Profissionais da construção civil (encanadores, eletricistas, etc.)
  • Profissionais das áreas estéticas (depiladoras, maquiadoras, etc.)

É claro que profissionais, tais como designers, empregados domésticos, cuidadores, corretores, entre muito outros, também podem se beneficiar com o uso de uma agenda online.

Por isso, outros profissionais, autônomos ou não, que precisam agendar lembrar de eventos e atividades profissionais podem melhorar as suas rotinas com o uso de uma agenda online!

Saiba mais: Conheça a melhor solução em agendamento online do mercado!

E você, já tinha pensado em como o uso de uma agenda online pode ajudar os profissionais autônomos? Deixa a sua opinião pra gente aqui embaixo!

Comentários