Descansar ajuda a aumentar a produtividade?

   |   Postado em Dicas

Tirar uma folga é uma delícia e não há como negar. Mas será que descansar ajuda a aumentar a produtividade?

Pois é, tirar um tempo de folga é necessário para toda e qualquer pessoa. O grande problema é que isso, em geral, é mal visto pela sociedade.

A grande maioria de nós pensa que descansar é apenas a ausência de trabalho. Verdade seja dita, para muitos, ‘descansar’ é sinônimo de ‘preguiça’.

Isso acaba tornando o descanso um ato condenável, algo sem valor e que deve ser evitado sempre que possível. Entretanto, isso não poderia estar mais distante da verdade.

Por isso, e aproveitando o clima de feriado, hoje trazemos algumas formas em que descansar ajuda a aumentar a produtividade. Se liga só!

Saiba mais: 8 características de quem sabe trabalhar em equipe!

Por que descansar é importante?

descansar ajuda a aumentar a produtividade
Descansar pode ser muito mais produtivo do que continuar trabalhando às vezes.

O descanso é um componente essencial para aqueles que desejam desenvolver o trabalho de forma eficiente e inteligente. No livro “Rest: Why You Get More Done When You Work Less, (sem tradução para o português), do pesquisador americano Alex Soonjung-Kim Pang, o autor traz algumas razões para dar uma folga do trabalho às vezes.

Baseado em pesquisas, ele demonstra como o ato de descansar pode ajudar a pensar com mais clareza. Além disso, ajuda também a aumentar a criatividade e fazer o trabalho de forma mais efetiva. Em outras palavra, descansar ajuda a aumentar a produtividade de forma significativa no trabalho.

Isso porque mesmo quando nosso cérebro está descansando, ele ainda assim está ativo, examinando problemas, probabilidades e analisando novas informações.

Saiba mais: Café aumenta a produtividade: será mesmo?

Descansar aumenta a produtividade

descansar ajuda a aumentar a produtividade
Tire um tempo para descansar este final de semana!

Esse fato mostra que não estar focado em uma tarefa não quer dizer que seu cérebro não esteja trabalhando! Entender isso pode fazer toda a diferença na sua produtividade.

E qual a diferença, então? Se nosso cérebro não descansa nunca, que diferença faz descansar?

Bem, podemos até não ser capazes de controlar nossos processos cerebrais. Entretanto, ao aprender a descansar da maneira correta, podemos otimizar os processos do nosso cérebro.

Em outras palavras, descansar pode ajudar a aumentar a capacidade de atenção e de análise, já que permite que trabalhe melhor.

E ainda que descansar seja algo um tanto quanto intuitivo, existem maneiras de tornar o descanso mais produtivo. Dessa forma você poderá descansar de maneira mais profunda e efetiva.

Por isso, listamos algumas dicas de especialistas que vão ajudar você a descansar melhor, aumentar a capacidade do seu pensamento e da sua criatividade.

Saiba mais: Como o agendamento online pode ajudar as empresas?

  • Saiba a hora de parar
  • Pratique alguma atividade física
  • Caminhe sempre que possível
  • Tire uma soneca à tarde (se possível)
  • Procure dormir cedo
  • Planeje o dia seguinte

Saiba mais: O que é e como funciona uma agenda online? Entenda!

No próximo post vamos continuar explorando a importância de descansar para a produtividade. Fique ligado!

Comentários