Dica para reduzir as faltas não justificadas dos pacientes

   |   Postado em Acontece, Changelog, Dicas

Tá difícil reduzir as faltas não justificadas dos pacientes? O AgendaAí te ajuda! Se liga nessa dica para reduzir esse número!

De acordo com uma pesquisa feita pela rede pública de saúde de Santa Catarina, 1 em cada 5 procedimentos NÃO são realizados.

Mas isso não é por culpa da rede pública, não, viu! Isso é porque de cada 5 pacientes, 1 acaba tendo uma falta não justificada!

Aliás, se engana quem pensa que esse é um problema apenas da rede pública de saúde. Este é um problema que afeta toda e qualquer clínica que lide com o agendamento de procedimentos e consultas. De acordo com as estatísticas, cerca de 22% das consultas têm faltas não justificadas.

Além dos impactos financeiros, já que outros pacientes não poderão ser reagendados para aquele horário, há também os transtornos logísticos.

Afinal de contas, as faltas não justificadas dos pacientes podem causar transtornos assistenciais e gerenciais que podem comprometer a sustentabilidade da empresa.

Saiba mais: Dicas para aumentar os agendamentos na sua clínica!

Por que os pacientes não justificam as faltas?

reduzir as faltas não justificadas
Uma falta não justificada não é boa nem para você e nem para o seu paciente!

Podem ser muitos os motivos que levam um paciente a faltar a uma consulta e não justificar. Porém de maneira geral, esses são os 4 motivos que podem levar a uma falta não justificada do pacientes!

  1. Desorganização
  2. Imprevistos
  3. Sala de espera lotada
  4. Desrespeito com a marcação

Você sabia que pode se beneficiar da tecnologia para reduzir o índice de faltas dos pacientes às consultas? Se liga só!

Saiba mais: 3 passos para agendar 2 pacientes ao mesmo tempo!

Dica para reduzir as faltas não justificadas dos pacientes

reduzir as faltas não justificadas
Se liga nessa dica para reduzir as faltas não justificadas dos pacientes?

Utilizando recursos de lembrete via e-mail e SMS você pode minimizar as “janelas” de horários por faltas não justificadas e manter sua agenda realmente sempre cheia.

Ouve-se muito sobre o envio de lembretes, principalmente SMS, para reduzir as faltas não justificadas nas consultas médico e odontológicas. Mas você sabe como deve utilizá-los de forma eficiente? O custo-benefício é positivo para o consultório?

Considerando o alto índice de faltas por esquecimento e o alto custo das ligações telefônicas e da mão de obra para fazê-las, profissionais da área da saúde buscam, cada vez mais, por uma solução de lembretes automatizada e eficaz.

E não adianta apenas enviar a mensagem. É essencial que exista uma automação e um controle de resultados. Pensando nessa situação o AgendaAí elaborou um sistema de lembretes por e-mail e SMS automatizado.

Saiba mais: Como o agendamento online pode ajudar as empresas?

Como funciona o sistema de lembretes de SMS?

Na manhã do dia anterior a consulta, o AgendaAí envia 2 lembretes, um por e-mail e outro por SMS, para todos os pacientes agendados para o dia seguinte.

Na mensagem solicita-se que o paciente confirme sua presença. No lembrete por e-mail basta ele clicar no link de confirmação e no lembrete por SMS basta ele responder “sim” ou “não”.

A tendência é que durante o dia essas consultas sejam confirmadas pelo AgendaAí. Para as consultas que não forem confirmadas basta, no final do expediente, através de relatórios o consultório confirmá-las da forma convencional, através do contato telefônico.

Dessa forma o consultório reduz os gastos com telefone, otimiza o tempo do funcionário e tende a alcançar um índice maior de confirmação nas consultas, minimizando as “janelas” na agenda por faltas não justificadas.

Saiba mais: Por que o lembrete SMS é um ÓTIMA ideia para os eu negócio!

Curtiu o artigo? Deixe o seu comentário aqui embaixo pra gente!

Comentários