Dicas para aumentar o fluxo de pacientes no consultório

   |   Postado em Dicas

Dicas para aumentar o fluxo de pacientes no consultório

Aumentar o fluxo de pacientes no consultório é uma dúvida muito antiga e recorrente. Ter pacientes é fundamental e aumentar este número dia a dia é questão de sobrevivência. O mercado está cada vez mais saturado e aquele paciente que antes era fiel, agora é facilmente perdido para um consultório mais próximo da casa ou do serviço do seu paciente.

Marketing é fundamental para reter este paciente já fiel a você. Mas isso não é nada fácil. Além de fazer um super atendimento e cobrar um preço justo você tem que agregar algo mais. É comum discutir sobre preços de tratamentos nas rodas de amigos. Logo você tem que usar alguns recursos para realmente reter seus pacientes e através deles conseguir aumentar o número de novos pacientes. É o tal do boca a boca.

Lembre-se das datas especiais (dia das mães, das crianças, dos pais, dos namorados) para também ser lembrado e com isso atrair novos pacientes do círculo social de seus pacientes atuais.

Pesquise com seus pacientes e veja o que eles pensam sobre o serviço de atendimento de seu consultório, seus funcionários, instalações, agendamento, etc.

Estimule seus pacientes a divulgar seus serviços e indicar novos amigos ou parentes. Mas cuidado, não peça isso diretamente, apenas estimule. Seja atencioso e faça um bom trabalho, trate bem seu paciente, crie um ambiente propício a ter indicações através de um relacionamento aberto e honesto com seus pacientes. O boca a boca vai acontecer naturalmente.

Divulgue seu trabalho de forma ética e responsável. Respeite seus colegas e não tente queimar etapas, ganhando pacientes “na marra”. Se você trabalhar honestamente e tiver qualidade seu lugar ao sol aparecerá. Cuidado com panfletagem e anúncios do tipo “antes e depois” ou que divulguem valores.

Seja organizado! Seu consultório é uma empresa e precisa de um líder que administre-a (seja você ou alguém que você contrate), ou você não prosperará. Controle denota organização, organização denota responsabilidade e no fim das contas isso tudo junto gera confiança no paciente.

Tenha uma equipe afinada! Roupa branca ou um uniforme bonitinho não embute em ninguém conhecimento necessário e imprescindível a difícil tarefa de atender um telefonema e marcar um horário em uma agenda. Fique atento pois o que “mata” são os detalhes. A primeira impressão é a que fica, pois, quando o paciente não gosta ele não volta.

Não se enfurne dentro do seu consultório. Participe da comunidade. Se você quer ter pacientes, lembre-se que eles são seres humanos e se relacionam socialmente, logo, se você participa ativamente de algum grupo social suas chances de alavancar seu consultório são grandes. Mas faça isso espontaneamente e não de forma forçada, pois aí pode soar falso e “a emenda será pior que o soneto”.

Use tecnologias a seu favor. As mais recentes estão aí para ajudar você. Você só precisa aprender a usá-las à seu favor. Confirmar pacientes através de torpedos (SMS), e-mail, twitter, ter um blog, mandar newsletter… Tudo isso parece besteira, mas com certeza você será no mínimo visto como diferente aos olhos de seus pacientes e aos amigos deles. Mas comece logo pois seu colega do mesmo bairro já pode estar utilizando essas novas tecnologias.

E você? Quer começar a usar a tecnologia à seu favor? Cadastre-se na AgendaAí! Ela ajuda a reduzir as faltas não justificadas dos pacientes enviando lembretes por SMS. Seus pacientes vão adorar!

Comentários