5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

   |   Postado em Dicas, Mercado

Quer aprender a ser mais produtivo no trabalho? Se liga nessas 5 dicas incríveis para aumentar a produtividade!

Quantas horas por dia você passa dentro do seu escritório, consultório ou loja? Provavelmente muitas, não é mesmo?

Agora responda honestamente: dessas horas todas, quantas horas você consegue ser realmente produtivo? Talvez não tantas quanto você gostaria…

Se esse for o seu caso, não se preocupe, você não está sozinho nessa! Na verdade, grande parte das pessoas se sente assim.

Por isso, o artigo de hoje se dedica a trazer 5 dicas especiais para você aumentar a produtividade no trabalho!

E mesmo que você sinta que consegue fazer o trabalho render, essas dicas ainda podem ser valiosas para você. Afinal de contas, sempre podemos melhorar o que já está bom!

É possível aumentar a produtividade?

aumentar a produtividade
Fazer listas de tarefas é uma boa dica para aumentar ainda mais a sua produtividade!

SIM, com toda certeza!

Mas isso não quer dizer que você deve passar ainda mais horas trabalhando. Longe disso, aliás!

Até porque, acordo com o dicionário, produtividade é “o resultado da capacidade de produzir“. Em outras palavras, produtividade tem muito mais a ver com maneira que você executa uma tarefa do que quanto tempo você leva para realizá-la.

Por exemplo, você pode levar 3 horas para realizar uma tarefa simples como responder a sua caixa de emails. Ou, se você souber como otimizar esse tempo, você pode fazer a mesma coisa em apenas 1 hora.

Agora pare e pense: em qual dos dois casos você conseguiu ser mais produtivo? Exatamente!

Ou seja, passar mais horas trabalhando não significa ser mais produtivo! Até porque, segundo a OMS, nós passamos cerca de 1/3 das nossas vidas adultas trabalhando. E isso é realmente muito tempo!

Por isso, por que não otimizar esse tempo e aumentar a produtividade? Então sem mais delongas, se liga nessas 5 dicas!

1. Durma bem

Pode até não parecer agora, mas tudo começa na noite anterior!

Quando não dormimos bem, nossa produtividade tende a cair, mas isso você já deve saber por experiência própria, não é mesmo?!

Entretanto, o oposto também é verdadeiro. Em outras palavras, uma boa noite de sono pode aumentar – e muito – a sua produtividade!

Ah, e vale também lembrar que quantidade não necessariamente significa qualidade. Por isso, busque se afastar de eletrônicos como TV e, principalmente, o celular antes da hora de dormir.

Outra boa dica é tirar alguns minutos para meditar e esvaziar a mente antes de dormir!

2. Acorde mais cedo

A maioria das pessoas não gosta muito de acordar cedo, especialmente se for uma segunda-feira….

Entretanto, a maioria das pessoas também não sabe o milagre que acordar mais cedo pode fazer na produtividade!

Isso não quer dizer que você precisará acordar 1 hora antes do seu horário normal. Apenas 15 ou 10 minutos já podem fazer toda a diferença!

Você poderá utilizar esse tempinho extra para fazer uma lista das tarefas do dia, meditar, tomar um café da manhã mais reforçado ou não fazer nada.

Faça o teste por alguns dias e você perceberá a diferença que isso fará na sua produtividade no trabalho!

3. Faça listas de tarefas

Você costuma fazer listas de tarefas? Não?! Pois você deveria pensar em começar a fazê-las!

As listas são extremamente especiais por 2 motivos: primeiramente porque elas garantem que você não deixará de realizar nenhuma tarefa naquele dia.

Em segundo lugar, listas ajudam a dar um senso de organização no seu dia, já que você poderá ver tudo o que precisa fazer de forma organizada em um papel. Além disso, riscar as tarefas concluídas dará uma sensação ótima!

Por isso, quando chegar no trabalho amanhã cedo, faça uma lista de todas as tarefas do seu dia e veja a sua produtividade aumentar!

4. Priorize as as suas atividades

Fazer é listas é uma ótima dica, mas elas podem ficar ainda melhores se você souber priorizar tarefas!

Ainda que priorizar tarefas seja uma das maiores dificuldades de empresários e colaboradores de empresas é a melhor forma de aumentar a produtividade.

E o melhor é que existem várias maneiras de fazer isso!

Por exemplo, você pode escrevê-las em ordem de importância e ir realizando as que estão mais no topo da lista. Se você for mais visual, você também pode elaborar um sistema de cores, etiquetas ou números.

É claro que emergências existem e vez ou outra a sua lista precisará ser alterada, mas tê-la como referência poderá ajudar muito a focar no trabalho.

5. Uma tarefa de cada vez

Você já deve ter ouvido o ditado ‘matar dois coelhos com uma só cajadada’, mas isso nem sempre funciona no ambiente de trabalho.

É claro que, sempre que for possível, você poderá otimizar o seu tempo e realizar tarefas semelhantes ao mesmo tempo.

Porém, nada de tentar escrever um relatório enquanto responde aquele e-mail da sua chefe, ou de fazer uma reunião enquanto atualiza o seu planejamento estratégico.

Foco é a chave para aumentar a produtividade! Por isso, não se preocupe com a quantidade de atividades realizadas por minuto, mas com a qualidade delas!

Curtiu essas dicas para aumentar a produtividade? Se você conhece outras, deixe o seu comentário aqui embaixo pra gente!

Comentários