Dicas para aumentar os agendamentos da sua clínica

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Se você também quer aumentar os agendamentos da sua clínica, fique com a gente! Separamos algumas dicas infalíveis para você!

Qual dono ou dona de clínica não gostaria de ver sua agenda cheia, não é mesmo? Porém, infelizmente, nem todos conseguem…

Dentre os vários motivos, podem estar a falta de organização no espaço e na agenda, a escolha de maus profissionais, dentre muitas outras. Por isso, otimizar o atendimento e o agendamento da sua clínica é muito importante!

Até porque otimizar processos ajuda a melhorar a rotina dos profissionais da sua clínica, além de diminuir a sobrecarga dos profissionais. Por essa razão, o post de hoje vai especialmente para os empresários e empresárias dessas áreas.

E o melhor de tudo é que as dicas que trazemos hoje podem ajudar a aumentar a confiança dos pacientes, diminuir a taxa de desistência e, claro, aumentar os agendamentos da sua clínica!

Por isso, se você tem um consultório médico, odontológico ou mesmo uma clínica de estética, fica com a gente! Se liga nessas dicas incríveis para aumentar os agendamentos da sua clínica!

Saiba mais: 3 dicas para organizar o seu espaço de trabalho HOJE!

1. Organize a sua empresa

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Organização é a chave de qualquer negócio de sucesso!

Nós já falamos outras vezes aqui no blog sobre a importância da organização, especialmente no que diz respeito ao espeço de trabalho. No caso de clínicas médicas, odontológicas e estéticas a situação não é nem um pouco diferente, é claro!

Entretanto, diferentemente de empresas de outros ramos, as clínicas precisam organizar documentos específicos. É o caso, por exemplo, dos cadastros, prontuários, documentações de planos de saúde, notas fiscais e, claro, a agenda dos médicos!

Como você pode perceber, clínicas precisam lidar com uma papelada sem fim. E o problema pode ser grande se tanto papel não estiver organizado!

Por isso, você precisará estabelecer um bom sistema de organização, com pastas e gavetas específicos para cada documento. Mas, além disso, será preciso também manter a organização.

Uma boa forma de fazer isso é evitar que os papeis de acumulem, categorizando-os e guardando assim que não precisar mais deles!

Saiba mais: Como voltar ao trabalho depois do feriado?

2. Estabeleça processos

Certifique-se de que todos os profissionais na sua clínica conhecem os processos!

As rotinas de clínicas médicas, odontológicas e estéticas podem extremamente agitadas. Afinal, são muitos pacientes entrando e saindo, além dos que ligam para agendarem consultas!

Por essa razão, a organização administrativa deve se estender também a todos os processos da sua empresa.

Por exemplo, é importante saber o que falar quando um cliente quiser fazer um novo agendamento, ou como lidar com clientes mais impacientes.

Da mesma forma, é importante saber como proceder quando o paciente ou o médico não aparecem para a consulta. Até porque, essas são situações que podem acontecer no dia a dia de uma clínica!

E tão importante quanto ter todos os processos bem estabelecidos é se certificar de que todos os profissionais da sua empresa os conhecem. Para isso, uma boa ideia é realizar treinamentos ou mesmo reuniões periódicas para alinhar todos os profissionais da sua clínica!

Saiba mais: 5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho!

3. Selecione bons profissionais

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Escolher bons profissionais é essencial em qualquer área, especialmente nas áreas da saúde!

Bons profissionais são importantes em absolutamente qualquer área de atuação e isso não há como negar. Só que no caso de clínicas, esse atendimento pode ser ainda mais importante!

Afinal de contas, pessoas que buscam clínicas, sejam elas médicas, odontológicas ou estéticas, geralmente estão em um momento frágil. Por isso, atender bem seu cliente é essencial!

Isso vale para todos os profissionais da sua empresa, especialmente aqueles que lidam diretamente com o público. É o caso, por exemplo, de recepcionistas, atendentes telefônicas, médicos e enfermeiras.

Algumas das características essenciais desse tipo de profissional são a simpatia, a paciência e o cuidado. Quanto mais individual e humano for o atendimento, melhor o paciente se sentirá.

E isso, é claro, aumentará ainda mais as chances de aumentar os agendamentos da sua clínica. Por isso, selecione muito bem os profissionais da sua clínica!

Saiba mais: 8 excelentes maneiras de atrair mais clientes para seu negócio!

4. Cuide da sua agenda

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Tudo começa na escolha da sua agenda!

É claro que se você deseja aumentar o agendamento da sua clínica, você precisa cuidar da sua agenda, não é mesmo? Entretanto, muitos não sabem que o cuidado com o agendamento dos pacientes começa na escolha da sua agenda!

Em plena era digital, agendas de papel podem ser um tanto quanto ultrapassadas. Além disso, pode ser complicado de mantê-la organizada, já basta ter uma escrita não muito clara já para causar problemas.

Por essa razão, as agendas online representam uma mão na roda na hora de organizar o agendamento. Isso porque eles possuem muitas facilidades que as agendas de papel não possuem, o que agiliza na hora do agendamento.

É o caso do AgendaAí, por exemplo, que possibilita que seu cliente escolha o melhor horário. Outra facilidade é o envio de lembretes automatizados, que é aliás o tema da próxima dica!

Saiba mais: Como manter a sua agenda organizada com essas 3 dicas!

5. Avise seus pacientes

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Confirmar a consulta antes é uma boa maneira de evitar no-shows!

Assim como a rotina ad sua clínica é agitada, a rotina dos seus pacientes também pode ser! Por isso, não é nada incomum que eles esqueçam e não apareçam nas consultas.

E isso acaba criando um problema muito grande para as clínicas, já que elas deixam de atender outros pacientes. Isso, sem falar, é claro, dos médicos e profissionais que cobrarão da sua clínica mesmo que o paciente não tenha ido!

Para evitar tanta dor de cabeça, o ideal é que você avise seus pacientes antes da consulta. Uma boa forma contatar o paciente um dia antes para confirmar o dia e horário da consulta!

Você pode contatá-los via SMS, e-mail ou mesmo pelo telefone, que costuma ser a maneira mais efetiva!

Saiba mais: 6 dicas para garantir o bom atendimento do cliente!

6. Tenha uma lista de espera

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Ter uma lista de espera é uma ótima forma de contornar cancelamentos de última hora!

Essa dica vale especialmente para clínicas que possuem um grande volume de agendamentos. Ter uma lista de espera é essencial se você quiser aumentar os agendamentos da sua clínica.

Isso porque é preciso ter em conta que imprevistos acontecem. Por isso, cancelamentos de última hora e no-shows são, de certa forma, inevitávei!

Entretanto, você pode minimizar o prejuízo ao preencher esse horário com pacientes que estão na sua lista de espera! E tanto quanto a sua agenda principal, essa deve estar bem organizada, de modo a otimizar o trabalho!

Além de ser uma forma de contornar o que seria um problema, isso ajuda a fidelizar os seus pacientes na sua lista de espera, que com certeza, apreciarão a atenção especial!

Saiba mais: O que é e como funciona uma agenda online?

Você conhece outras dicas bacanas para aumentar os agendamentos na sua clínica? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários aqui embaixo!

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