5 estratégias que vão te ajudar a PARAR de procrastinar

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Para muitos procrastinar é um estilo de vida. Porém, para a maioria, a procrastinação é um problema… Se liga nas 5 estratégias que vão te ajudar a parar de procrastinar!

Todos nós procrastinamos de vez em quando. Mas, acredite, isso não é algo puramente humano, não!

Não acredita? É só lembrar da primeira Lei de Newton: “Todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso a menos que haja um estímulo.

Pois é! Quem diria que a procrastinação faz parte das leis do universo, meus amigos e amigas! Mas só porque ela é universal, isso não necessariamente significa que ela é uma boa ideia não…

Por isso, nós reunimos 5 estratégias que podem ajudar a você a parar de procrastinar e entrar em ação hoje mesmo. Mas antes, que tal entender porque parar de adiar tarefas pode ser uma boa ideia?

Saiba mais: 3 razões científicas porque você procrastina!

Parar ou não parar de procrastinar: eis a questão!

parar de procrastinar
Se a procrastinação afeta negativamente a sua vida, então SIM!

Verdade seja dita, a procrastinação não representa um problema para todas as pessoas. Mas a verdade é que a grande maioria de nós não lida tão bem assim com ela!

O grande problema é que, na maioria das vezes, nós procrastinamos exatamente quando não devíamos. E aí sussurramos a nós mesmos “eu deveria estar trabalhando“, enquanto abrimos a geladeira pela 5ª vez nos últimos 30 minutos.

Só que a procrastinação pode ir muito além do trabalho e começar a afetar outras áreas da nossa vida. Por exemplo, pode te impedir de ir ao médico verificar aquela dor estranha no estômago. Pode adiar uma conversa difícil, mas importante e prolongar ainda mais o problema.

Se você se identifica, este é justamente o momento que você deve se esforçar para parar de procrastinar. E, sim, falar é infinitamente mais fácil do que parar efetivamente!

Mas, de nada adianta se punir, até porque, é exatamente isso que fazemos quando desperdiçamos o tempo de maneira não tão produtiva assim. Só que, no fim, esse jogo de culpa de nada adianta! Mas isso você provavelmente já sabe, não é mesmo?

Então, O QUÊ adianta, afinal de contas? A verdade é que cada pessoa pode desenvolver a estratégia que melhor funcionará para ela. Até porque, a procrastinação tem muitas faces, meus amigos!

Às vezes é o medo das mudanças realizar determinada tarefa ação poderá trazer. Às vezes ela vem disfarçada de lazer e às vezes simplesmente como a tentativa de evitar algo negativo.

De todo modo, as dicas que reunimos hoje podem ajudar você a mudar essa situação. Se liga nessas 5 estratégias para parar de procrastinar hoje mesmo!

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1.Estabeleça uma data final

parar de procrastinar
Com uma data final fica mais fácil parar de procrastinar!

Terminar uma tarefa pode ser um pouco mais difícil se você não tiver uma data final para realizá-la. Afinal, aquilo que não possui uma data limite, pode ser adiado indefinidamente, não é mesmo?

Por isso, estabeleça uma data final para finalizar essa tarefa. E, acredite, isso pode ser feito para qualquer tarefa, desde a mais complexa até a mais simples.

Ah, e lembre-se de anotar isso em algum lugar. Frequentemente as coisas que ficam só na nossa mente se tornam mais difíceis de realizar. Por isso, uma boa dica para isso é anotar na sua agenda ou em algum caderno.

Anotar as tarefas pode não parecer muito, mas é um ótimo primeiro passo para parar de procrastinar!

Saiba mais: 8 maneiras efetivas de organizar o seu tempo!

2. Um passo de cada vez

parar de procrastinar
O primeiro passo é sempre o mais importante para parar de procrastinar!

Às vezes nós procrastinamos porque não sabemos exatamente por onde começar. E isso, na maioria das pessoas, gera uma sensação de ansiedade e angústia que pode ser paralisante.

Para evitar que isso aconteça, uma boa ideia é ter pequenos objetivos. No caso de tarefas mais simples ou que dependam de outros pessoas, tais como atender um cliente, pode ser mais fácil.

Entretanto, são as tarefas mais subjetivas, como elaborar um texto como este, fazer o planejamento da sua empresa ou organizar a sua agenda online, que podem ser mais desafiadoras.

Porém tome um passo de cada vez. No caso da organização da sua agenda, concentre-se primeiramente em abrir sua agenda online. Depois foque na primeira tarefa, no horário, no local, e em outros detalhes importantes para você.

Lembre-se que você não precisa conhecer todos os passos do caminho para começar, apenas os primeiros. Você verá que isso vai fazer com que as tarefas pareçam menos aterrorizantes, o que vai ajudar você a parar de procrastinar!

Saiba mais: O que é e como funciona uma agenda online?

3. Aprenda a priorizar suas atividades

parar de procrastinar
Priorizar significa dizer ‘não’ às vezes!

Ok, um bebê chorando, o telefone tocando ou um cliente para atender podem ser tarefas urgentes.

Entretanto, é preciso reconhecer que nem todas as atividades são assim tão urgentes. Isso não quer dizer que não sejam importantes, apenas que elas não necessariamente exigem sua atenção NESTE MOMENTO.

Mas às vezes pode ser mesmo um pouco difícil não prestar atenção somente àquilo que está na sua frente. Isso acontece por uma razão científica: nosso cérebro é projetado para priorizar aquilo que está no presente imediato.

E ainda que faça muito sentido, especialmente se pensarmos em termos evolutivos, isso pode nos prejudicar quando temos várias tarefas. Uma boa saída é tentar levar em consideração uma perspectiva mais ampla!

Por exemplo, se você quer fazer um curso especializante, mas nunca consegue tempo para isso, pare e pense: o que isso significaria na sua vida? Aonde essa decisão poderá levá-lo profissionalmente?

Uma vez que você conseguir fazer isso, verá que tomar uma decisão e entrar em ação ficará muito mais fácil!

Saiba mais: Dicas para aumentar os agendamentos na sua clínica!

4. Não se sinta mal se não você falhar

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Falhar é natural e faz parte do seu processo de aprendizado!

Apesar do que muitas pessoas gostam de dizer em entrevistas de trabalho, o perfeccionismo não é exatamente um problema.

Entretanto, altas expectativas podem ter o efeito contrário e acabar prejudicando seus projetos e sua vida. Por isso, ainda que não pareça, perfeccionismo e procrastinação estão conectados.

Isso não quer dizer que suas altas expectativas estão prejudicando você. O que atrapalha realmente e impede você de fazer o que deve ser feito é a crença de que sua performance é diretamente proporcional ao seu autovalor.

No caso dos procrastinadores e procrastinadoras, o medo de falhar pode ser tão grande que impede que tarefas sejam feitas. Mas a verdade é que existe uma diferença crucial entre quem você é e o que você conquista!

Por isso, lembre-se que falhar não afeta quem você realmente é! Pode parecer algo simples, mas ajudará – e muito – a parar de procrastinar!

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5. Algumas trabalham melhor sob pressão

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Nem todo mundo se sente angustiado por trabalhar sob pressão!

Verdade seja dita, algumas pessoas realmente trabalham bem sob pressão! Algumas pessoas preferem deixar para fazer aquele relatório no último dia ou entregar a apresentação do plano semestral no último minuto.

E tudo bem! Não há absolutamente nada de errado com isso!

Na verdade, um estudo europeu descobriu que algumas pessoas compensam a procrastinação com mais dedicação. E o mais importante, que ao fazer isso, eles não sofriam com angústia, ansiedade e medos comuns a quem em alguns casos.

Em outras palavras, eles preferiam adiar tarefas para curtir um pouco mais porque sabiam que isso os faria trabalhar melhor. Por isso, se você sente que a procrastinação não representa exatamente um problema na sua vida, não se sinta estranho!

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E aí, que tal começar a aplicar essas estratégias para parar de procrastinar? Ah, e deixe seu comentário aqui embaixo para a gente!

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