4 maneiras de melhorar a comunicação na empresa

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Não importa o ramo de atuação da sua empresa, comunicação é a chave! Por isso, reunimos 4 dicas incríveis para melhorar a comunicação na empresa!

Qual empresário ou empresária não deseja alcançar resultados impressionantes na sua empresa, não é mesmo?

E a verdade é que conseguir alcançar o sucesso sozinho é praticamente impossível. Estatisticamente, na história da humanidade, aqueles que alcançaram o sucesso nunca trabalharam sozinhos.

É por isso que se diz que atrás de todo empresário ou empresária de sucesso, sempre há uma equipe competente e comprometida!

E qual o segredo para ter uma equipe competente e comprometida? COMUNICAÇÃO!

Para se trabalhar bem em equipe, é necessário que a comunicação seja clara e efetiva. Aliás, estudos comprovam que a comunicação efetiva de um líder desempenha papel fundamental no sucesso de uma empresa.

Por essa razão, melhorar a comunicação no seu salão, consultório ou escritório é crucial. Pensando nisso reunimos as 4 melhores maneiras de melhorar a comunicação na sua empresa. Confere só!

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1. Conquiste a confiança da sua equipe

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Conquistar a confiança da sua equipe é o primeiro passo para melhorar a comunicação!

Já ouviu falar daquele ditado: “Confiança é tudo?”

Pois é, ele é muito mais que um ditado, meu amigo! Quanto mais o colaborador da sua empresa confia em você, maiores são as chances de ele recorrer a você quando houver um problema.

Por isso, é muito importante quebrar o gelo e buscar conhecer um pouco mais o colaborador ou colaboradora da sua empresa!

Uma boa forma de fazer isso é passar mais tempo com seus os membros da sua equipe Você pode, por exemplo, convidá-los para um almoço, ou ainda puxar um papo informal

De preferência, que o tema da conversa não seja a empresa ou o trabalho. Afinal de contas, você está tentando conhecê-los melhor, não é mesmo?

Lembre-se também que comunicação é uma via de mão dupla, então divida informações sobre você que você crer relevantes. Você verá que isso ajudará a melhorar a comunicação na sua empresa!

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2. Tenha reuniões periódicas

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Embora tenham uma conotação pejorativa, reuniões periódicas são importantes SIM!

Nem só de cafezinhos e almoços se faz uma empresa, não é mesmo?

Às vezes, tudo que é necessário para abrir as portas da comunicação entre você e sua equipe é uma boa e velha reunião com hora marcada.

Ao agendar um horário para conversar e atualizar os assuntos da empresa, você poderá entender melhor aquilo que funciona e o que precisa de ajuste.

E embora exista uma certa conotação pejorativa na reunião, elas são extremamente importantes e podem ter várias configurações.

Por exemplo, você pode marcar uma reunião de equipe mensalmente para ter uma ideia mais geral das coisas. Mas, outra ótima ideia, é agendar reuniões individuais com os colaboradores e colaboradoras da sua empresa.

Parece bobo, mas 15 minutinhos de conversa com seu colaborador, ou mesmo um café compartilhado pode fazer milagres. Além de aumentar a confiança da sua equipe em você, ajudará a melhorar a comunicação na empresa

Outro ponto positivo, é que permite que seu colaborador divida preocupações e conquistas sem a pressão de solicitar uma reunião com você!

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3. Não economize explicações

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Explique para a sua equipe a importância do trabalho de cada um!

Este item pode até parecer um pouco bobo para você. Afinal de contas, você ainda é o dono ou dona da empresa, não é mesmo?

Além disso, com certeza o seu colaborador entende a importância de entregar o relatório de atendimentos no final do mês, certo?

Bem, embora possa parecer, nem sempre o seu colaborador entende a importância do que ele faz. Mas é algo que, quando corrigido, pode melhorar a comunicação na empresa como um todo.

Aliás, vale lembrar que existem maneiras e maneiras de se fazer isso. Até porque, explicar de forma condescendente ou zombeteira pode ser ainda pior!

Você pode falar da seguinte forma: “Este relatório é importante para que possamos melhorar ainda mais nossos atendimentos na empresa. Você tem alguma dúvida sobre como fazer ou apresentar?

Dessa forma você estará fornecendo uma informação importante ao mesmo tempo que oferece ajuda ao seu colaborador ou colaboradora. E ainda mais importante que isso, você está demonstrando a importância do trabalho do seu colaborador!

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4. Respeite os limites de cada um

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Cada pessoa faz um trabalho de uma forma e TUDO BEM, viu!

Existe mais de uma maneira de se fazer o mesmo trabalho. E o que irá determinar isso? Bom uma série de fatores, mas eis o principal: as diferenças entre nós.

A essa altura você já deve ter percebido, mas cada pessoa é diferente. Basta você observar a sua própria equipe. Cada colaborador e colaboradora na sua empresa tem seus pontos fortes e pontos que podem ser melhorados ao longo do tempo.

Por isso, são grandes as chances de que o colaborador que é ótimo com o atendimento ao cliente, não ser assim tão bom com funções administrativas. E tudo bem!

A melhor forma de descobrir os pontos fortes e fracos de cada membro da sua equipe é a observação. Além disso, há também testes de personalidade, tais como o Eneagrama e o Myers Briggs que ajudam no processo.

Dessa forma, você poderá descobrir quais colaboradores lidam melhor com pressão e quais precisam de mais tato na hora de se comunicar. Acredite, são os detalhes que podem melhorar a comunicação na empresa!

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Curtiu as dicas do artigo de hoje? Então fica ligado que na próxima semana nós vamos trazer mais algumas dicas para melhorar a comunicação na empresa de uma vez por todas!

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