Como manter sua agenda organizada com essas 3 dicas

   |   Postado em Dicas, Mercado

Você adora uma boa e velha agenda? Então senta e aproveita porque o artigo de hoje é para você! Aprenda a manter sua agenda organizada!

Nós já falamos bastante sobre a organização do seu espaço de trabalho e do seu tempo em outros artigos aqui no blog. Hoje, porém, nós vamos falar de um outro tipo de organização: a da sua agenda!

Se você ainda não tem uma agenda, talvez seja a hora de repensar essa decisão… Ter uma agenda pode ser uma mão na roda para aqueles que têm uma rotina atribulada.

Mas de nada adianta ter uma agenda se você não souber usá-la, não é mesmo? Por isso, se liga nessas 3 dicas que vão ajudar você a manter a sua agenda organizada!

Saiba mais: 3 dicas práticas para organizar seu espaço de trabalho!

Por que manter uma agenda organizada é importante?

agenda organizada
Ter uma agenda ajuda você a economizar em post-its espalhados na sua escrivaninha, por exemplo!

Primeiramente, organização é algo extremamente importante em qualquer ambiente. Segundo o próprio dicionário, o termo designa “a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos“.

Em outras palavras, a organização ajuda você a chegar onde você deseja / quer / precisa. E isso tem absolutamente TUDO a ver com a sua agenda!

Até porque, a agenda nos ajuda a lembrar com mais facilidade dos nosso compromissos, tarefas, prazos e até mesmo atividades divertidas. Isso, é claro, se a agenda em questão estiver organizada…

Uma agenda desorganizada não cumpre o seu propósito básico: ajudar você. Aliás, muito pelo contrário, ela é capaz de confundir você mais ainda. Por isso, manter a agenda organizada não é besteira!

No início pode até ser algo que leva um tempo, mas adquirir o hábito de usá-la, atualizá-la e, sobretudo, organizá-la valerá muito a pena! E isso pode se tornar ainda mais fácil com essas 3 dicas super simples!

Saiba mais: 5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho!

1. Tenha uma agenda

agenda organizada
Digital ou analógica, o importante é você escolher uma forma de organizar e planejar o seu dia!

Ok, esse não parece ser um conselho dos mais úteis. Afinal de contas, se você quer manter a sua agenda organizada é porque você já tem uma, certo?

Pode até ser! Mas ter uma agenda não significa necessariamente que você a usa. E uma agenda que fica guardada na gaveta da escrivaninha de nada serve para você!

Por isso, tenha, de fato, uma agenda. Aproprie-se da sua agenda, use-a e abuse-a. Não tenha medo de rabiscá-la e usá-la a seu bel prazer!

E que tipo de agenda você deve ter? Aquela que mais se adequar às suas necessidades, é claro! Por exemplo, para algumas pessoas, uma agenda de papel para organizar os compromissos é o ideal.

Entretanto, se você não é do tipo ‘old school‘ e prefere algo mais tecnológico, talvez o ideal sejam as agendas eletrônicas, como o Google Agenda ou outras do tipo.

E existem também agendas para finalidades específicas, como é o caso da AgendaAí! O mais importante é você escolher uma que se adeque às suas necessidades e, é claro, usá-la!

Saiba mais: Aprenda a personalizar a página de atendimento online!

2. Programe com antecedência

agenda organizada
Se programar com antecedência ajuda você a manter a agenda organizada!

Com a sua agenda em mãos, seja ela digital ou não, chegou a hora de começar a organizá-la. E para isso, uma ótima dica é programar seu dia com antecedência!

E quanto tempo de antecedência é o ideal para manter a agenda organizada? Bom, isso depende muito do que levou você a utilizar a agenda…

Se por exemplo, você trabalha em um consultório e precisa agendar as consultas dos seus pacientes, um dia de antecedência pode ser muito pouco.

Porém, se você trabalha com vendas e visitas aos clientes, talvez seja mais interessante atualizá-la e programá-la diariamente.

E se você deseja ter uma agenda para organizar seus compromissos de estudo, lazer e trabalho, um ou dois dias de antecedência pode ser o ideal. Caso você tenha mais tempo disponível, planejar e atualizar a sua agenda semanalmente também pode ser uma ótima ideia!

O mais importante é você adquirir o hábito de programar seus compromissos com antecedência e lembrar de atualizá-los na sua agenda.

Além de manter a sua agenda organizada, isso também ajudará você a conhecer um pouco mais sua rotina e manter o foco no que é mais importante para você!

Saiba mais: 6 dicas para garantir o bom atendimento do seu cliente!

3. Utilize cores e símbolos

agenda organizada
Solte sua criatividade na hora de organizar a sua agenda!

Essa é uma dica mais prática e especialmente para aquelas pessoas que são mais visuais!

Utilizar cores diferentes para compromissos diferentes é uma ótima forma de manter a sua agenda organizada por mais tempo. Além disso também é uma ótima maneira de conseguir se achar em meio a tantas anotações!

Por exemplo, você pode anotar todos os compromissos de trabalho com uma caneta azul, enquanto todos os compromissos familiares estarão anotados em preto.

Ou, se você gosta de algo mais colorido, pode usar a cor vermelha para compromissos urgentes, a cor verde para compromissos de lazer e por aí vai. Hoje em dia muitas agendas online também têm essa facilidade!

Outra boa dica é utilizar símbolos, como checkboxes – aquelas caixinhas que você pode riscar ao completar uma tarefa – asterisco, sublinhado, negrito. Você pode soltar a sua imaginação e criatividade!

Mas, cuidado para não virar um carnaval e, principalmente, para não estabelecer um sistema muito complexo e difícil de entender ou manter por muito tempo.

Lembre-se que seu objetivo é manter sua agenda organizada de modo que ela ajude você, e não transformá-la em uma obra de arte!

Saiba mais: Conheça a melhor solução em agendamento online!

Curtiu essas dicas? Então que tal começar aproveitar o embalo e começar hoje mesmo a colocá-las em prática?!

Comentários