+4 dicas para melhorar a comunicação na sua equipe

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No nosso último post nós trouxemos dicas para se comunicar melhor. Hoje nós reunimos outras 4 dicas para melhorar a comunicação na sua equipe! Se liga só!

Imagine um mundo perfeito, sem enganos e desengano, sem brigas ou má interpretação … Seria lindo, não é mesmo?

Pena que isso não é possível no nosso mundo. Isso porque, assim como nós, seres humanos, a comunicação não é perfeita!

Mas, felizmente, é possível contornar essas falhas da comunicação com algumas mudanças simples.

Aliás, contornar esses equívocos é especialmente importante para aqueles que precisam trabalhar em equipe, vulgo todos nós!

No último post nós já trouxemos algumas dicas para se comunicar melhor na sua empresa. Hoje nós reunimos +4 dicas para melhorar a comunicação na sua equipe ou empresa. Dá só uma olhada!

Saiba mais: 4 maneiras de melhorar a comunicação na sua empresa!

1. Não tire conclusões precipitadas

melhorar a comunicação na sua equipe
Cada pessoa tem seu próprio jeito de se comunicar e trabalhar e não há nada de errado nisso!

Um dos maiores empecilhos em uma comunicação efetiva, especialmente no ambiente de trabalho, é o bom e velho “achismo“.

Isso nada mais é do que tirar conclusões precipitadas sobre alguma situação ou sobre algum membro da sua equipe. Alguns podem até achar que isso é uma vantagem porque antecipa um problema futuro.

Porém, não se deixe enganar, na – grande – maioria das vezes, uma conclusão precipitada pode causar problemas ainda maiores!

Por isso, se o seu colaborador ou colaboradora estiver falhando em alguma área, não assuma simplesmente que isso é preguiça ou má vontade. Ao invés disso, procure conversar com ele e entender qual é o problema.

Ao fazer isso, você poderá descobrir que seu colaborador está passando por problemas familiares ou financeiros. Ou ainda que ele está com dificuldades em gerir bem o tempo na empresa e que precisa da sua ajuda.

De toda forma, isso ajudará a construir e fortalecer a confiança que o membro da sua equipe tem em você e vice-versa. Faça isso e você verá a melhora na comunicação na sua equipe. Aliás, isso está bem conectado com o próximo ponto!

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2. Escute com atenção

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Não basta sentar e falar, é preciso ouvir para que haja uma comunicação efetiva na sua equipe!

Muitas pessoas pensam que a comunicação é simplesmente dar a sua mensagem da melhor forma e ponto final. Mas, meus amigos e amigas, a coisa não é bem por aí!

Até porque, para a comunicação ser efetiva, é preciso que seja uma via de mão dupla. E para isso é necessário que você ocupe também o papel de ouvinte.

Afinal de contas, não há nada pior do que não ser ouvido com atenção por alguém, seja um amigo, um cônjuge ou mesmo o seu chefe. Por isso, quando conversar com os membros da sua equipe ou da sua empresa, procure prestar atenção ao que eles estão dizendo!

Se você não ouvir atentamente ao que a outra pessoa está dizendo, será 2x mais difícil compreender a mensagem. Fique em silêncio, faça as perguntas que achar relevantes e dedique sua atenção à essa conversa.

Outra boa dica é evitar fazer outras tarefas ou pensar em uma resposta antes que a outra pessoa termine de falar – olha aí a conclusão precipitada de novo!

Escutar atentamente pode ser desafiador no início, mas irá ajudar a melhorar a comunicação na sua equipe!

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3. Faça um acompanhamento 

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Acompanhar a tarefa e manter-se aberto à comunicação é extremamente importante!

Dependendo do ramo de atuação da sua empresa, pode ser difícil manter um planejamento de longo prazo.

Pense, por exemplo, em empresas e profissionais que trabalham com a internet, onde o ambiente, as expectativas e os projetos podem mudar do dia para a noite.

Nestes contextos, pode até ser um pouco difícil manter a consistência e abandonar projetos e follow ups no caminho. Entretanto, isso é extremamente importante para manter uma comunicação efetiva no ambiente de trabalho.

A sua equipe sabe quando você fará o acompanhamento e, principalmente, o que você espera deles? Se não, certifique-se de comunicar exatamente aquilo que você espera e faça follow ups!

Uma das experiências mais frustrantes é descobrir que você deveria ter feito um trabalho de uma forma diferente. Previna uma situação como essas sendo claro, aberto à comunicação e acompanhando o trabalho da sua equipe!

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4. Dê feedbacks construtivos

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Feedbacks construtivos são muito mais efetivos na hora de melhorar a comunicação!

O que se segue ao acompanhamento das atividades é o feedback, ou seja, um comentário sobre a atividade realizada. Este, aliás, é um momento importante, mas um momento no qual é preciso prestar atenção.

Até porque, se feito da maneira errada, é a forma mais fácil de detonar as linhas de comunicação na sua equipe. E todos nós já tivemos sofremos na mão daquela chefia que era insensível na hora de dar um feedback, não é mesmo?

Por isso, oferecer um feedback construtivo é extremamente importante!

Uma boa forma de fazer isso é focar em um comportamento que você queira discutir com a pessoa. Também é muito importante dar a oportunidade para a outra pessoa compartilhar suas opiniões.

Outra dica importante: busque elogiar comportamentos que você admira no seu colaborador ou colaboradora. Não só isso, seja específico na hora de elogiar.

Somente dessa forma é possível fortalecer a confiança e melhorar a comunicação na sua equipe!

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