Como melhorar a gestão da sua clínica ou consultório

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Como melhorar a gestão da sua clínica ou consultório

Sabemos que hoje a tecnologia tornou-se fator primordial por toda parte. A grande maioria dos estabelecimentos, independentemente de qual seja o porte, conta com sites, blogs, páginas no Facebook e outras redes sociais. Agora vamos abordar a importância da tecnologia em informática para uma clínica médica ou odontológica. Pode parecer um tipo de negócio fácil de administrar, no qual não há necessidade nem da Internet. Mas quando falamos em trabalhar com o público, nada é tão simples quanto parece, afinal, lidar com pessoas não é uma ciência exata. Cada uma tem suas reações e particularidades.

Neste caso, uma plataforma online que disponibilize alguns serviços pode facilitar muito a gestão do negócio, e reduzir, inclusive, o número de faltas às consultas por esquecimento, por exemplo. Um dos principais pontos para uma clínica é o agendamento das consultas. Quando um paciente liga, o atendente precisa localizar a agenda do médico e “negociar” com ele qual o melhor horário dentre os disponíveis. Em um agendamento online, o paciente acessa o site da clínica, faz um cadastro e consegue visualizar os horários disponíveis do profissional ou da especialidade desejada. E ali mesmo faz a marcação, que aparece direto na agenda do profissional. Além da praticidade, isso ajuda à otimizar o tempo e o trabalho dos atendentes, que têm sempre diversas tarefas para desempenhar.

Uma boa plataforma de gestão clínica proporciona mais organização, maior produtividade, redução do índice de faltas e satisfação dos pacientes.

Além disso, através do sistema é possível gerenciar sua agenda e programar o envio de lembretes automáticos por SMS para confirmação da consulta. Isso diminui em até 70% as faltas. Caso o paciente cancele, a agenda libera o horário para um encaixe ou remarcação. Um sistema desses ainda diminui os custos com ligações e as perdas ocasionadas por horários vazios no consultório, enquanto há pacientes na fila de espera para marcar, por exemplo.

Outro ponto que pode ser abordado é a informatização do prontuário médico do paciente, que consiste na inserção, em um sistema online, de dados sobre a saúde, tratamentos e histórico de consultas de cada paciente. Esses dados podem ser acessados pela clínica para que o profissional que for atendê-lo já se informe sobre a situação clínica do mesmo. Otimiza-se o tempo e o atendimento, pois assim não será necessário refazer todas as perguntas ao paciente a cada novo profissional ou a cada nova especialidade que ele necessitar.

A AgendaAí é a ferramenta ideal para organizar sua clínica ou consultório. Faz a gestão dos horários, o controle financeiro, gerencia os pacientes, reduz a taxa de faltas, otimiza o tempo da equipe e aumenta seus rendimentos.

Além disso, sistemas online contam com módulos de gestão financeira também. E você pode adapta-los à sua necessidade, utilizando para gerenciar despesas e receitas, calcular estimativas de fluxo de caixa para os próximos meses e analisar os custos de cada profissional e de cada procedimento realizado na sua clínica. Dessa forma, você não terá problemas com o planejamento financeiro do seu negócio também. E o melhor de tudo de trabalhar com um sistema online é a liberdade de acessá-lo de onde você quiser. Nesta modalidade, os dados são armazenados em nuvens na Internet e você pode acessá-los da sua casa, do seu notebook, ou até mesmo de um computador público, bastando para isso utilizar o seu login e senha de acesso. Assim, fica mais fácil acompanhar o andamento da sua clínica, sem ao menos sair de casa.

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