6 formas de organizar o tempo de maneira efetiva

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Tempo é dinheiro, especialmente para quem gosta de empreender! Por isso, se liga nessas 6 formas de organizar o tempo de maneira efetiva!

Não há como negar que o tempo é o nosso bem mais precioso. E isso é particularmente verdade para os empreendedores e empreendedoras, independente do tamanho do negócio. Na verdade, para aqueles que têm micro e pequenas empresas, o tempo se torna ainda mais importante!

Só que, ainda assim, o dia tem APENAS 24 horas e é fisicamente impossível aumentar esse tempo. E enquanto alguns empresários e empresárias reagem a isso com foco e propósito, outros surtam.

Se você está no último grupo, não se preocupe! Com uma pequena mudança de perspectiva você pode organizar o tempo de maneira efetiva. Dessa forma, você poderá trabalhar com mais eficiência e sem stress!

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Por que organizar o tempo é importante?

organizar o tempo
Saber organizar o tempo é essencial se você não quiser acabar como o pobre homem aí da foto acima!

Porque, de outra forma, você se sentirá consumido pela rotina e pelos problemas do dia a dia. E isso, ao longo do tempo, deixará você sem energia para focar no crescimento do sua empresa. Que dirá então o seu crescimento pessoal, que é igualmente importante!

E pesquisas acadêmicas já comprovaram que a organização do tempo são cruciais para quem deseja alcançar o sucesso, seja pessoal ou profissional. Por essa razão, a organização efetiva do tempo é vital. Vale lembrar também que este é um processo extremamente pessoal. E o que isso quer dizer?

Isso significa que você precisará encontrar uma maneira de organizar, monitorar e planejar as atividades do seu dia. Se você gosta de listas, escreva-as. Se você prefere listas e agendas online, escolha aquelas que mais se adequam à sua rotina. Se, por outro lado, você diagramas e tabelas, então use-as!

O ponto aqui é escolher aquelas que VOCÊ acha que são as melhores formas de organizar o tempo. O mais importante é que elas funcionem para você! Além disso, é necessário também refletir continuamente sobre seus planos e formas de organização do tempo.

Sem mais delongas, se liga agora nas 6 dicas para organizar o tempo de maneira efetiva que nós separamos para você!

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 1. Conheça seus objetivos

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Entenda primeiro quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo da sua empresa!

Parece até mesmo um pouco óbvio dizer isso, mas às vezes, até mesmo o óbvio precisa ser dito. Entretanto, apenas conhecer os seus objetivos profissionais não é suficiente.

É preciso que você se certifique que você está se envolvendo em atividades que levarão você e o seu negócio em direção ao seu objetivo. Todo o resto é uma potencial perda de tempo.

Portanto, o seu planejamento diário ou semanal deverá priorizar atividades que se relacionem diretamente com o crescimento do seu negócio. Aliás, falando em priorizar…

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2. Priorize suas atividades

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Saber priorizar tarefas é um ‘dom’ que pode facilmente ser aprendido!

Essa é uma das formas mais efetivas de organizar o tempo. E o mais bacana é que existem muitas maneiras e ferramentas que podem ajudar você a priorizar as suas atividades.

Por exemplo, Stephen Covey, coautor do livro “Primeiro o mais importante” (First Things First, em inglês), traz uma incrível ferramenta organizacional. Ela divide as atividades da seguinte forma:

  • Importante e Urgente: Tarefas que precisam ser realizadas o quanto antes. Faça elas agora!
  • Importante e Não-urgente: Tarefas que parecem importantes, mas que podem esperar um pouco. Decida quando fazê-las!
  • Urgente e Não-importante: Tarefas que parecem urgentes, mas que não terão grande valor no longo prazo. Se possível, delegue-as!
  • Não-urgente e Não-importante: Tarefas com baixa prioridade que tem pouco ou nenhum valor na busca dos seus objetivos. Deixe-as para mais tarde!

Faça uma lista e escreva as tarefas do seu dia, dividindo-as entre as categorias acima. Conforme você for completando as atividades, risque-as da sua lista. Pode não parecer, mas isso ajudará a dar um gás e a motivar você ainda mais!

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3. Aprenda a dizer NÃO

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Dizer ‘não’ pode ser difícil para algumas pessoas, mas é essencial para o crescimento do seu negócio!

Você sente dificuldade em dizer ‘não’ a algum projeto, pedido ou mesmo a alguém da sua equipe? Bem, você não está sozinho! Para algumas pessoas, dizer ‘não’ pode ser algo extremamente desafiador.

Porém, isso pode se tornar um grande problema, especialmente se você deseja organizar o tempo de forma efetiva!

Lembre-se, dizer ‘não’ para algumas coisas não transformará você em uma pessoa desleixada, má ou preguiçosa. Muito pelo contrário, permitirá que as outras pessoas percebam que você é uma pessoa focada e que sabe priorizar as suas atividades.

Portanto, se você precisar dizer NÃO para se dedicar àquilo que realmente importa, não hesite. Afinal de contas, você é o dono, a dona do negócio! O mesmo é válido para projetos ou atividades que não ajudarão você a chegar no seu objetivo, viu!

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4. Planeje o dia seguinte

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Nem sempre deixar a vida te levar é um bom conselho. Por isso, planeje!

Deixa a vida me levar” pode até ser uma música gostosa, mas esse não é um bom conselho para quem deseja fazer seu negócio crescer! Na verdade, uma das piores coisas que você pode fazer é começar o dia sem ter ideia do que acontecerá!

O tempo que você gastará pensando e planejando suas atividades anteriormente será mínimo comparado ao tempo que você perderá se simplesmente ‘se deixar levar‘!

E não importa se você sabe lidar bem com mudanças e a imprevisibilidade ou não! Vale lembrar também que isso não quer dizer que você deve ter total controle sobre todos os aspectos do seu dia. Entretanto, planejar o seu dia ou a sua semana podem fazer maravilhas por você e pela qualidade do seu tempo.

Por essa razão, separe 15 minutos por dia para planejar as atividades do dia seguinte. Você pode fazer isso à noite, antes de dormir, ou pela manhã, antes de ir para o trabalho. Faça isso e perceba seu dia render muito mais!

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5. Elimine as distrações

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Eliminar distrações fará você render muito mais no trabalho!

Comece a prestar atenção no número de vezes que alguém interrompe você no meio de alguma atividade importante. Ou melhor ainda: preste atenção no tempo que VOCÊ mesmo interrompe suas atividades para dar aquela olhadinha no WhatsApp e no Instagram

O seu smartphone é, sem dúvida alguma, uma ferramenta extremamente útil! Entretanto, ele é também uma das maiores ferramentas de distração da atualidade. E isso é um problema muito grande pra quem deseja organizar o tempo de maneira efetiva!

Por isso, procure eliminar as distrações, especialmente no seu horário e ambiente de trabalho. Comece eliminando o seu uso de aplicativos e redes sociais no horário de trabalho. Limite isso apenas àqueles que fazem parte do seu trabalho.

Fazer isso pode ser um tanto quanto desafiador no começo, mas valerá muito a pena no longo prazo. Além disso, ao invés de estar sempre disponível, reserve um horário do seu dia para responder e-mails, retornar ligações, conversar com a equipe, etc. Você perceberá que consegue render muito melhor no trabalho!

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6. Delegue tarefas

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Delegar tarefas demonstra que você confia na sua equipe!

Este último item da nossa lista pode ser muito desafiador para as pessoas mais controladoras. Entretanto, saber delegar é essencial pra organizar o tempo de maneira efetiva!

Cuidar de uma empresa depende muito da habilidade de pensar mais à frente e não gastar energia com atividades operacionais. Por essa razão, busque oportunidades para delegar para o seu time responsabilidades e tarefas específicas.

Além de liberar mais tempo no seu dia, permitindo que você foque naquilo que é realmente importante, essa atitude demonstrará que você sabe trabalhar em equipe.

Afinal de contas, você certamente reuniu na sua equipe profissionais talentosos e dedicados, e que ficarão felizes em assumir novas responsabilidades dentro da sua empresa. Portanto, confie neles e comece a delegar tarefas!

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E aí, conhece outras dicas para organizar o tempo? Compartilhe com a gente aqui embaixo!

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