Por que o lembrete de SMS vale (MUITO) a pena?

   |   Postado em Changelog, Dicas, Mercado

Em plena era digital, de comunicação via WhatsApp e outras redes sociais, será que vale a pena manter o lembre de SMS? SIM, e nós vamos explicar o porquê!

Esse é um assunto frequente em nossa central de ajuda. Muitos clientes nos falam que investir mensalmente R$ 12,00 ou R$ 18,00 em créditos de SMS é caro. Bom, nesse post vamos mostrar uma outra forma de analisar essa questão.

Mas antes de entrarmos efetivamente no mérito da questão, vamos explicar uma questão básica, mas que ainda segue sendo um mistério para muitas pessoas…

Saiba mais: 4 hábitos de empreendedores de sucesso que vão ajudar você!

Como funciona o envio dos lembretes?

Lembretes por e-mail e SMS
Aqui no AgendaAí nós sempre enviamos os lembretes um dia antes da consulta do seu paciente!

Cada empresa tem uma forma de enviar os lembretes por SMS. No caso da AgendaAí, enviamos os lembretes no dia anterior à consulta. Por essa razão, se você agendar uma consulta para o dia atual, você não receberá o lembrete de SMS.

Na verdade, se você parar para pensar, seria até mesmo um exagero, não é mesmo? Para padronizar e facilitar ainda mais, nós temos horários fixos de envio: às 10h, às 14h, às 18h e às 21h.

Outro detalhe importante é que o lembrete também será enviado por e-mail, caso ele esteja cadastrado, sem cobrar a mais por isso.Quando o lembrete é recebido, o paciente pode confirmar ou cancelar a consulta tanto pelo e-mail quanto pelo SMS.

No caso do e-mail existem dois botões no e-mail para isso. Já por SMS o paciente pode responder gratuitamente “SIM” ou “NÃO” para confirmar ou cancelar a consulta. No caso, o crédito referente à resposta do paciente é descontado da conta do profissional.

Agora que você já sabe como funciona o envio dos lembretes voltamos à linha de pensamento inicial…

Saiba mais: O que é e como funciona uma agenda online? Entenda!

Vale a pena manter o lembrete por SMS?

lembretes por sms
Economia é um dos grande motivos para as pessoas riscarem os lembretes SMS, mas essa é uma PÉSSIMA ideia…

SIM!

A primeira coisa que você deve fazer é mudar a pergunta. A pergunta que você REALMENTE deveria estar se fazendo é a seguinte: “quanto vale ter o paciente no meu consultório?”

Sua resposta provavelmente foi “muito“, não é mesmo? E não sem razão! Antes de tudo, vamos contar uma pequena história…

Imagine que você é dono ou dona de uma clínica, e que cobra apenas R$ 100,00 a consulta. Digamos que um paciente marcou um horário, mas por razões desconhecidas, faltou sem desmarcar e sem maiores explicações.

Neste caso, você acabou de perder não apenas os R$ 100,00 da consulta perdida, mas também os R$ 100,00 da consulta que poderia ter sido marcada, caso seu paciente tivesse desmarcado a tempo.

Parece confuso, mas não é! Em outras palavras, quando uma situação dessas acontece – e sabemos que acontece com frequência, você perde 2x. Ok, e o que isso tem a ver com lembretes de SMS? Bem, TUDO, na verdade!

Será que seu paciente teria faltado sem desmarcar, caso você tivesse investido um pouco mais em lembretes de SMS? Provavelmente não!

Talvez ele não pudesse vir, mas possivelmente teria desmarcado antes, já que a resposta dele via SMS seria gratuita. Nesse caso você poderia agendar outro paciente e não ficaria com um “buraco” na agenda.

Saiba mais: Dicas incríveis que vão ajudar você a aumentar os agendamentos!

O veredito final: vale a pena SIM!

lembretes por sms

Só mais um detalhe para você: nos últimos 30 dias a taxa de resposta aos lembretes por SMS foi de cerca de 35%!

Na verdade, algumas contas chegaram a superar os 50% de taxa de resposta. Isso significa que suas chances do paciente comparecer às consultas aumenta muito com os lembretes por SMS.

Então, o que você deve se perguntar é se mais vale economizar R$ 0,12, correr o risco do paciente não comparecer e perder o valor da consulta, ou investir os R$ 0,12 e aumentar em até 70% a chance desse paciente ir à consulta.

Nós já sabemos a resposta certa, e você?

* O valor dos créditos de SMS variam de acordo com o plano de assinatura escolhido, iniciando em R$ 0,12 no plano básico até R$ 0,07 no plano profissional.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente aqui!

Comentários