Como tornar seu consultório agradável

   |   Postado em Dicas

Como tornar seu consultório agradável

Os consultórios precisam ser agradáveis não só para os pacientes mas também para as pessoas que ali trabalham. Um ambiente agradável ajuda a diminuir o estresse e o medo dos pacientes. Já os profissionais que trabalham ali precisam de um ambiente agradável porque passam muito tempo nele. Com base nisso o espaço precisa ser humanizado para todos ficarem à vontade.

Coloque-se no lugar do paciente e tente entender quais os desconfortos percebíveis? O que precisa ser alterado para deixar o ambiente mais agradável? Quais os medos que seu paciente tem? Fazendo isso você já descobrirá muita coisa que precisa ser feita.

Fuja de paredes totalmente brancas. Tons claros de verde, azul e violeta combinados com detalhes vibrantes de laranja, coral ou amarelo produzem um ambiente mais acolhedor e rico, com personalidade. As cores tem muita importância, porém, na dúvida sobre a combinação certa, não arrisque. É mesmo difícil combinar corretamente pois muita coisa influencia como a área pintada, o tipo de iluminação, reflexos, etc.

Os móveis da recepção devem ser confortáveis, clean. Isso é muito importante principalmente quando ocorrem atrasos no atendimento.

Geralmente o local que nos sentimos melhor é nossa casa e o que queremos ficar longe é o hospital. Então tente deixar seu consultório mais próximo a sala da sua casa do que a recepção de um hospital. No caso de dentistas, tente não deixar os instrumentos de trabalho à mostra. Eles assustam os pacientes. Modelos cheios de dentes e pinos e as fotos usadas em congressos são interessantes para seus colegas mas não para os pacientes mais sensíveis.

Revistas disponíveis devem estar bem conservadas, atuais e de interesse do seu público alvo. Mesmo sabendo que quem depreda as revistas é o próprio paciente, elas não devem ser deixadas a disposição. É bom lembrar que tudo que é percebido no seu consultório está diretamente associado à sua personalidade.

Flores somente as naturais e bem conservadas. É o mesmo caso das revistas. Se você consegue cuidar de uma planta tão sensível saberá cuidar bem dos seus pacientes. Mas atenção: se você não conseguir manter uma flor ou planta bem cuidada não coloque-a em seu consultório. O resultado pode ser pior do que não tê-la. Plantas artificiais não são bem vistas, passa a impressão de querer enganar o paciente.

Tenha quadros com temas e cores que combinam com o ambiente e o perfil dos seus pacientes.

Um som ambiente agradável e de acordo com o perfil do seu paciente também é uma boa ideia. Lembre-se que música clássica não agrada todos os públicos.

A temperatura do ambiente também é importante. Mantenha uma temperatura agradável.

O piso deve ser claro e mantido limpo para que pareça realmente limpo. Áreas de procedimento devem ser laváveis.

O banheiro deve ser habitável. Não deve ser um depósito, cheio de caixas. Muitas vezes o paciente julga um consultório pela limpeza do banheiro.

A sala de espera é o ponto alto do seu consultório. Ela deve ser confortável, agradável, limpa, bonita e agradável a todos os sentidos. Nesse local é sempre preferível ter banheiro para os pacientes, janelas, bebedouro ou bancada com água e café, fluxo para que o paciente que sai não encontre o que entra (as vezes isso é necessário) e divisórias com isolamento acústico.

Existem muito mais para ser falado sobre esse assunto mas com essas sugestões já é possível melhorar muito sua relação com os pacientes e a produtividade dos profissionais.

Uma localização bem planejada é essencial para se ter um consultório agradável, a qualidade técnica necessária e seu paciente perceber a qualidade do serviço prestado. Pensando em tudo isso você terá o sucesso que procura.

 

Que tal melhorar ainda mais seu consultório utilizando a melhor ferramenta para a gestão das suas consultas e seus pacientes? Crie uma conta e teste grátis por 30 dias a AgendaAí! Clique aqui e faça seu cadastro.

Comentários