7 dicas para aumentar a sua produtividade (ainda mais)!

   |   Postado em Acontece, Dicas, Mercado

Manter a organização e a rotina de trabalho em dia pode ser uma tarefa difícil, não é? E se você é seu próprio chefe, então, aumentar a sua produtividade não é nem uma escolha, é uma questão de NECESSIDADE!

São muitas informações, muitos afazeres e, as vezes, pouco tempo para fazer tudo o que precisa ser feito. Hoje em dia com as inúmeras distrações de um simples Smartphone, é ainda mais difícil manter o foco no que realmente importa: a sua produtividade!

E não importa se você tem um consultório, um salão de beleza, tem um escritório ou faz home office. Afinal, qualquer profissão ou ambiente de trabalho precisa manter o serviço em dia!

Por isso preparamos esse artigo: para te dar 8 dicas IMPRESCINDÍVEIS para aumentar a sua produtividade!

1. Se organize!

aumentar a sua produtividade

Nada atrapalha mais a concentração e a sua produtividade quanto a falta de organização do seu local de trabalho!

Pode até ser que você seja o tipo de pessoa que “se entende na própria bagunça”. Mas é certo que para colocar a mão na massa, é necessário ter seu espaço de trabalho bem organizado, assim como seu tempo também!

Afinal, não é apenas uma questão de colocar tudo em caixas, mas também de usar bem o seu tempo. Para isso, é muito importante agendar de maneira organizada seus compromissos.

2. Elimine as distrações

Sabe aquela olhadinha no celular para dar uma conferida nas redes sociais? Não faça isso!

Não que você não possa ter momentos de descanso (e mais para frente falaremos mais disso) mas é preciso cuidar com as distrações. Cada vez que você interrompe um trabalho se torna mais difícil recomeçá-lo depois.

Uma boa dica para evitar isso é manter o celular longe ou usar algum aplicativo que te incentive a focar no trabalho. Outra ideia é desligar ou diminuir o volume de televisões, músicas muito agitadas e outras coisas que podem te distrair.

3. Divirta-se trabalhando

Pode parecer estranho, mas se divertir durante o trabalho pode te fazer produzir mais!

Isso porque os hormônios de stress (cortisol, por exemplo) prejudicam a sua concentração. Mantendo um bom humor e boas energias, você consegue focar melhor e produzir mais – e mais feliz!

Ouvir uma música feliz, ter boas interações com os colegas de trabalho e fazer coisas que você gosta durante as pausas é muito importante se você quer aumentar a sua produtividade.

4. Faça uma pausa estratégica

aumentar a sua produtividade

Trabalhar por horas a fio até pode soar como mais produtivo do que intercalar serviço com descanso… Mas não é bem assim!

Inclusive, a própria neurociência diz: você não consegue produzir por muitas horas seguidas! Por isso é necessário espaçar as horas de trabalho entre pausas. Do contrário, os efeitos são: muito stress, cansaço, e maior dificuldade de trabalho e concentração.

Tudo o que você não quer para aumentar a sua produtividade, certo?

Aliás, existem ainda alguns aplicativos e métodos para te ajudar com isso, como o Pomodoro, por exemplo! Vale a pena conhecer.

5. Melhore a sua postura

As suas costas IMPORTAM na hora de trabalhar, mesmo que você “só use o cérebro”.

A má postura, além de causar dores que a longo prazo são muito prejudiciais à saúde, também causa um efeito bem peculiar: aquele remexer na cadeira que te faz constantemente desviar do foco.

Uma postura errada te desconcentra, causa dores, formigamentos e não é nada interessante para o seu ritmo de trabalho. Portanto, escolha sempre posições ergonômicas e, sempre que possível, fazer ALONGAMENTOS!

6. Aprenda a dizer não

Quem diria que uma palavrinha tão pequena teria um custo tão alto, não é mesmo?

Mas aprender a dizer NÃO é uma das coisas mais preciosas para você aumentar a sua produtividade.

Afinal, a sobrecarga vai te atrapalhar no trabalho que você está fazendo no momento e te deixar mais cansado e estressado. Até porque, melhorar a produtividade NÃO SIGNIFICA aumentar a carga de trabalho!

7 Defina uma meta

Essa é simples, mas igualmente importante!

Delimite metas REALISTAS sobre os trabalhos em mão. Inclusive, divida grandes tarefas em pequenas atividades… pois essas são mais fáceis de ser concluídas e te recompensam muito mais.

Dessa forma, você consegue estabelecer e concluir suas metas, tornando seu trabalho mais leve e até divertido, assim como um jogo. Metas muito curtas ou difíceis de atingir vão te deixar mais estressado, então evite elas a todo custo!

Gostou das nossas dicas? Se tiver mais alguma sugestão de como melhorar a sua produtividade, deixa aqui nos comentários!

Comentários