Os TERRÍVEIS efeitos do estresse no seu corpo

   |   Postado em Dicas

Você também se sente estressado todos os dias? Você, definitivamente, não está sozinho. Mas essa pode ser uma péssima notícia para você e sua saúde!

Você se sente estressado ou estressada no trabalho? Bom, não surpreenderia nada se sua resposta fosse um grande e sonoro SIM. Afinal de contas, estamos cada vez mais estressados.

Uma pesquisa americana revelou que cerca de 40% dos adultos se sentem estressados no trabalho. Em outras palavras, quase metade dos americanos se sentem sobrecarregados nos seus trabalhos. Por isso, precisamos falar sobre estresse!

Saiba mais: 5 alongamentos simples para se fazer no trabalho!

O que o estresse causa no seu corpo?

estresse

Imagine que você está caminhando sozinho pela rua tarde da noite e que, de repente, sente que está sendo seguido por alguém. Neste mesmo momento, a respiração acelera, seu coração dispara e todos os seus músculos se tensionam.

Você está pronto para fugir e se salvar!

Parece mentira, mas uma coisa tão simples quanto receber um e-mail do seu chefe cobrando a entrega de um projeto pode causar os mesmos efeitos no seu corpo. Essa reação é conhecida como ‘luta e fuga’, e é a responsável por nos fazer fugir de situações de perigo, ajudando na nossa sobrevivência.

Ao longo da nossa história evolucionária, nós desenvolvemos essa resposta para situações de perigo em nosso ambiente. Por exemplo, uma frequência cardíaca mais rápida e músculos tensos nos ajudaram a escapar de predadores perigosos.

Ainda que essa reação ainda seja importante atualmente, ela pode acabar nos prejudicando, especialmente se você experimenta isso diariamente.

Com o tempo, o estresse pode acabar se tornando crônico e dando lugar a uma síndrome psicológica conhecida como burnout. Os sinais de alerta do burnout são exaustão física e mental, pessimismo e um sentimento crônico de ineficácia.

Alguns fatores relacionados ao trabalho podem ser especialment mais estressantes. Por exemplo, ter muitas demandas, o pouca independência, pagamento insuficiente podem afetar profundamente um indivíduo.

Além disso, fatores como falta de comunicação com os colegas de trabalho, desrespeito ou desajuste com os valores da empresa também podem provocar sobrecarga.

Mas, afinal, quais são os efeitos disso na sua saúde?

Saiba mais: 7 ÓTIMAS razões para você se alongar no trabalho!

Essas são as doenças causadas pelo estresse

Além de baixar significativamente sua imunidade, tornando você mais suscetível à doenças, o estresse também causa doenças muito graves como por exemplo…

  • Insônia
  • Depressão
  • Ansiedade crônica
  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Síndrome do pânico
  • Transtornos alimentares
  • Problemas de pele

Esses são apenas alguns dos efeitos do estresse no seu corpo. Para evitá-los, é super importante que você procure prestar atenção nos sinais que seu corpo lhe envia.

Fique ligado porque no próximo artigo traremos algumas dicas especiais que vão ajudar você a lidar com o estresse no trabalho.

Saiba mais: Dicas para melhorar a gestão da sua clínica HOJE MESMO!

Curtiu este artigo? Então não esqueça de deixar seu comentário pra gente aqui embaixo!

Comentários