O espaço de trabalho é feito pelas pessoas! Por isso, separamos 3 regras da boa convivência para adotar na sua empresa e garantir que esse ambiente seja agradável para todos!
Nada pior do que trabalhar em um lugar onde você não se sente bem, não é verdade?
Afinal, é muito comum que a gente passe grande parte do dia no trabalho, convivendo diariamente com as mesmas pessoas. E pode ser um desafio e tanto manter a paz e a harmonia entre tantas personalidades diferentes!
Para te ajudar com essa tarefa nem sempre fácil, separamos 3 simples regras da boa convivência para adotar na sua empresa.
Assim, você pode transformar sua clínica ou escritório em um ambiente muito mais agradável para todos seus colaboradores e clientes!
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Conheça 3 regras da boa convivência no trabalho!
Até porque, um ambiente é formado também por cada ser humano que convive nele!
Uma equipe mais feliz, cria um ambiente de trabalho mais feliz – o que é imprescindível para um bom trabalho de equipe e uma vida mais leve.
Aliás, essas regras também ajudam a evitar conflitos, manter a equipe unida e tornar o clima mais receptivo. Que, por sinal, não vai atrapalhar em nada quando você receber clientes ou parceiros na sua empresa!
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1. Empatia acima de tudo

Você provavelmente tem ouvido muito essa palavra por aí, certo? Isso porque, em tempos como os nossos, a empatia tem sido cada vez mais necessária!
Essa capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, considerando sua vida e experiências, nem sempre é fácil. Porém, exercitar ela faz maravilhas na convivência diária com os nossos colegas!
Afinal, quando praticamos a empatia conseguimos evitar atitudes ou até mesmo piadas que possam incomodar, ofender ou machucar uma outra pessoa. Nesse caso, o respeito vem naturalmente!
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2. O bom humor realmente faz milagres

A segunda das regras da boa convivência para adotar na sua empresa é muito fácil e qualquer um pode (e deve) fazer!
Experimente sorrir mais e se permitir não levar tudo tão a sério! Claro que, no trabalho, existem momentos e momentos… Porém, é super importante intercalar as horas de trabalho com alguns minutos de descontração.
Aqui vão algumas sugestões para investir no bom humor do time:
- Ter a iniciativa de cumprimentar e se despedir de todos;
- Incentivar momentos de conversa entre a equipe, em especial sobre temas divertidos e leves;
- Elogiar mais as boas atitudes de cada colaborador;
- Possuir algum jogo no escritório (seja videogame ou uma mesa de sinuca);
- Montar uma copa com café e espaço para conversa;
Entre muitos outros! O mais importante é tornar o ambiente sempre mais leve e agradável.
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3. Promova a gentileza

Já diria o senso comum “gentileza gera gentileza”. Afinal, não custa nada manter a porta do elevador aberta para quem está chegando no corredor, ou dizer as famosas palavrinhas mágicas.
Ah, e gentileza também é ter delicadeza na hora de solicitar tanto favores quanto tarefas cotidianas do trabalho. Inclusive, faz parte disso também saber reconhecer o espaço do outro, respeitando os limites físicos e sociais de cada um.
Aliás, entre as regras da boa convivência para adotar na sua empresa, a gentileza é aquela com maior potencial para apaziguar conflitos. Muito importante, certo?
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Você já tentou colocar em prática alguma dessas regras? Conta a sua experiência para a gente aqui nos comentários!