Duas maneiras de tornar as reuniões mais eficazes!

   |   Postado em Dicas

Juntar a equipe para organizar projetos ou apresentar algo a um cliente faz parte da vida da empresa! Mas como fazer para tornar as reuniões mais eficazes?

Não apenas de cafés e almoços se faz uma empresa, certo?

Muitas vezes, tudo que é essencial para abrir as portas da comunicação da sua empresa é uma boa e velha reunião com hora marcada.

Entretanto, seja por desvio de assunto, falta de foco ou objetivos mal delimitados, muitas vezes algo que é tão importante é encarado como perda de tempo. Mas isso não é verdade!

Independente se a sua reunião é virtual ou presencial, existem algumas técnicas para que você consiga tornar as reuniões mais eficazes

Assim, esse momento importante para fechar contratos ou passar informações importantes para colaboradores pode se tornar muito mais produtivo.

Saiba mais: Regras da boa convivência para adotar na sua empresa!

Planejamento é a chave!

tornar as reuniões mais eficazes

Apesar de serem uma parte importante da vida da empresa, há quem não goste de reuniões, não é verdade?

Isso porque, por melhores que sejam as intenções, é muito comum que as reuniões de trabalho durem horas sem necessariamente chegar a um resultado. O que, convenhamos, além de ser improdutivo, também é um tanto chato para todos os envolvidos…

Para evitar que isso aconteça, segue uma listinha de coisas que você pode fazer para tornar as reuniões mais eficazes:

  • Tenha um objetivo CLARO com a sua reunião. Afinal, muitos assuntos podem ser resolvidos apenas com uma simples conversa ou mensagens. Um objetivo claro também ajuda a manter o foco durante o encontro!
  • Agende um horário para a sua reunião e respeite a hora de início e fim. Os atrasos podem dispersar o início do encontro ou encurtar muito o tempo disponível dos participantes.
  • Organize uma pauta com os temas principais e secundários. Comece com o que é mais importante, uma vez que a concentração das pessoas pode ir dissipando com o tempo. O recomendado é fazer uma estrutura organizada em tópicos.
  • Evite assuntos pessoais e busque manter o controle do foco da reunião. Ter uma boa distribuição de tempo entre os subassuntos da sua reunião ajuda nisso, para tornar a reunião menos cansativa.
  • Se a reunião for longa, crie pausas que podem ser usadas para ir no banheiro, pegar um café ou simplesmente descontrair um pouco. Afinal, tendo horário certo para isso ajuda a não misturar brincadeiras na hora do assunto sério!

Saiba mais: 4 estratégias para melhorar seu ambiente de trabalho!

Você utiliza alguma dessas estratégias para tornar as reuniões mais eficazes? Conte a sua experiência para nós aqui nos comentários!

Comentários