Regras da boa convivência para adotar na sua empresa!

   |   Postado em Dicas

O espaço de trabalho é feito pelas pessoas! Por isso, separamos 3 regras da boa convivência para adotar na sua empresa e garantir que esse ambiente seja agradável para todos! 

Nada pior do que trabalhar em um lugar onde você não se sente bem, não é verdade? 

Afinal, é muito comum que a gente passe grande parte do dia no trabalho, convivendo diariamente com as mesmas pessoas. E pode ser um desafio e tanto manter a paz e a harmonia entre tantas personalidades diferentes!

Para te ajudar com essa tarefa nem sempre fácil, separamos 3 simples regras da boa convivência para adotar na sua empresa

Assim, você pode transformar sua clínica ou escritório em um ambiente muito mais agradável para todos seus colaboradores e clientes!

Saiba mais: Por que um bom trabalho em equipe é ESSENCIAL para a sua empresa?

Conheça 3 regras da boa convivência no trabalho!

Até porque, um ambiente é formado também por cada ser humano que convive nele!

Uma equipe mais feliz, cria um ambiente de trabalho mais feliz – o que é imprescindível para um bom trabalho de equipe e uma vida mais leve.

Aliás, essas regras também ajudam a evitar conflitos, manter a equipe unida e tornar o clima mais receptivo. Que, por sinal, não vai atrapalhar em nada quando você receber clientes ou parceiros na sua empresa!

Saiba mais: 3 razões científicas porque a maioria de nós procrastina

1. Empatia acima de tudo

regras da boa convivência para adotar na sua empresa

Você provavelmente tem ouvido muito essa palavra por aí, certo? Isso porque, em tempos como os nossos, a empatia tem sido cada vez mais necessária!

Essa capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, considerando sua vida e experiências, nem sempre é fácil. Porém, exercitar ela faz maravilhas na convivência diária com os nossos colegas!

Afinal, quando praticamos a empatia conseguimos evitar atitudes ou até mesmo piadas que possam incomodar, ofender ou machucar uma outra pessoa. Nesse caso, o respeito vem naturalmente!

Saiba mais: 4 maneiras de melhorar a comunicação na empresa

2. O bom humor realmente faz milagres 

regras da boa convivência para adotar na sua empresa

A segunda das regras da boa convivência para adotar na sua empresa é muito fácil e qualquer um pode (e deve) fazer!

Experimente sorrir mais e se permitir não levar tudo tão a sério! Claro que, no trabalho, existem momentos e momentos… Porém, é super importante intercalar as horas de trabalho com alguns minutos de descontração.

Aqui vão algumas sugestões para investir no bom humor do time:

  • Ter a iniciativa de cumprimentar e se despedir de todos;
  • Incentivar momentos de conversa entre a equipe, em especial sobre temas divertidos e leves;
  • Elogiar mais as boas atitudes de cada colaborador;
  • Possuir algum jogo no escritório (seja videogame ou uma mesa de sinuca);
  • Montar uma copa com café e espaço para conversa;

Entre muitos outros! O mais importante é tornar o ambiente sempre mais leve e agradável.

Saiba mais: 8 características de quem sabe trabalhar em equipe

3. Promova a gentileza 

regras da boa convivência para adotar na sua empresa

Já diria o senso comum “gentileza gera gentileza”. Afinal, não custa nada manter a porta do elevador aberta para quem está chegando no corredor, ou dizer as famosas palavrinhas mágicas.

Ah, e gentileza também é ter delicadeza na hora de solicitar tanto favores quanto tarefas cotidianas do trabalho. Inclusive, faz parte disso também saber reconhecer o espaço do outro, respeitando os limites físicos e sociais de cada um.

Aliás, entre as regras da boa convivência para adotar na sua empresa, a gentileza é aquela com maior potencial para apaziguar conflitos. Muito importante, certo?

Saiba mais: 4 maneiras práticas e educadas de dizer NÃO

Você já tentou colocar em prática alguma dessas regras? Conta a sua experiência para a gente aqui nos comentários!

Comentários