Grupo de clientes no WhatsApp ajuda ou atrapalha?

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A maior parte das empresas já usa esse aplicativo faz tempo! Mas ainda existe uma polêmica: ter um grupo de clientes no WhatsApp ajuda ou atrapalha suas vendas?

Independente do seu tipo de negócio, você provavelmente já usa algum comunicador instantâneo para conversar com seu cliente, certo?

O mais popular hoje em dia é, com certeza, o WhatsApp. Com mais de um milhão de downloads apenas na sua versão business para o android, o aplicativo já é quase obrigatório para qualquer atendimento ao cliente.

Entre os recursos mais populares desse aplicativo para o meio corporativo estão os grupos

A funcionalidade dos grupos pode oferecer tanto vantagens quanto desvantagens no seu uso comercial. Por isso, hoje vamos analisá-las brevementes para descobrir se grupo de clientes no WhatsApp ajuda ou atrapalha os seus negócios!

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Quais as vantagens e desvantagens do grupo de WhatsApp?

grupo de clientes no whatsapp ajuda ou atrapalha

Antes de tudo, é bom deixar claro que tudo DEPENDE!

Afinal, só você sabe os motivos pelos quais optou pelo uso do grupo. Cada empresa, a depender do seu produto, serviço e público alvo, tem suas próprias necessidades e objetivos com esse recurso.

Por isso, antes de tudo, o recomendado é pensar em quais estratégias são mais adequadas no seu contexto!

De maneira geral, as vantagens de se utilizar os grupos de WhatsApp para o seu negócio são:
  • Você pode comunicar muitas pessoas ao mesmo tempo;
  • Cria entre os seus clientes o sentimento de comunidade, um gatilho mental muito importante para a conversão de clientes;
  • É um canal muito bom para tirar as dúvidas dos clientes, ajudando todos eles de uma vez só;
  • Se o seu cliente é outra empresa, os grupos permitem uma maior interação entre as as equipes envolvidas no mesmo projeto;
  • Um grupo de clientes especiais ou VIPs, mesmo que fechado para a interação entre os clientes, faz com que eles se sintam exclusivos e importantes.
Em contrapartida, as desvantagens desse recurso são:
  • Mesmo com regras é muito difícil evitar correntes e discussões fora do assunto dentro de um grupo com muitos membros;
  • Em um grupo com muitos clientes, os contatos de cada um ficam expostos para os outros, o que pode gerar algum incômodo.
  • Nem todo mundo gosta de grupo! Enquanto as listas de transmissão são mais individuais e discretas – o cliente não identifica que a mensagem vem de uma lista -, a interação social do grupo pode acabar desagradando aqueles clientes mais tímidos. 
  • Caso os grupos sejam abertos para a participação de todos, é muito fácil que mensagens importantes se percam em meio às conversas.
  • Por outro lado, em grupos fechados para a participação dos membros, o grupo perde seu caráter interativo, funcionando apenas como um mural de recados. Pode ser útil, porém, nesse caso, o mais recomendado é o uso da lista de transmissão.

Portanto, o grupo de clientes no WhatsApp ajuda ou atrapalha dependendo da utilização e do contexto em que ele é utilizado.

Nesse caso, uma boa análise entre as vantagens e desvantagens, com foco nos seus objetivos, vai indicar se esse recurso é o ideal ou não para a sua estratégia!

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E você, acha que o grupo de clientes no WhatsApp ajuda ou atrapalha nos negócios? Conte a sua experiência para nós aqui nos comentários!

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