Cuidado com a saúde: 4 doenças causadas pelo excesso de trabalho!

   |   Postado em Acontece, Dicas

Embora trabalhar tenha muitos benefícios para a sua saúde mental, o excesso pode ser bem prejudicial à saúde! Conheça 4 doenças causadas pelo excesso de trabalho que você deve evitar a todo custo.

Por mais que você goste do seu trabalho – o que não é a realidade de muita gente – muitas vezes é difícil evitar a sobrecarga.

Seja pela dificuldade em dizer não, pela grande quantidade de responsabilidades ou falta de organização das tarefas, o estresse em níveis elevados passa a se manifestar de diversas maneiras no seu corpo. E algumas delas, você DEFINITIVAMENTE quer evitar! 

Saiba mais: Como otimizar seu tempo com o agendamento online?

As 4 doenças causadas pelo excesso de trabalho – e como evitá-las!

doenças causadas pelo excesso de trabalho

Evitar doenças, dores, desconfortos… Tudo isso já é muito bom por si só, não é? Afinal, um corpo saudável favorece uma mente mais saudável também! Mas não é só isso…

Porém, essas 4 doenças em especial precisam de um cuidado especial. Até porque, são tratamentos que vão além dos remédios e podem ser extremamente longos!

Saiba mais: Entenda como o método Pomodoro pode ajudar você

Ansiedade

Uma das possíveis manifestações de um estresse muito intenso é a ansiedade. Os principais sintomas dela envolvem falta de ar, dores no peito, tremores, suor excessivo e até insônia

As crises de ansiedade costumam acompanhar um medo imenso do que está por vir e o que está fora do nosso controle. Podem ser evitadas com terapia, exercícios de respiração e meditação.

Saiba mais: Os 3 benefícios da atividade física para sua produtividade!

Depressão

Junto com a ansiedade é uma das doenças muito presentes na nossa geração. Em especial por conta do nosso ritmo acelerado e a forte presença das redes sociais no nosso cotidiano. 

Um estresse muito prolongado associado a ambientes de trabalho muito pesados, pode acabar resultando na depressão.

Seus sintomas também são variados, como por exemplo: falta ou excesso de sono, cansaço, solidão, irritabilidade, tristeza e perda de interesse na vida e atividades que antes proporcionam prazer. 

Para evitar a depressão em decorrência do excesso de trabalho, o mais importante é a terapia. Mas a prática de atividade física, possuir algum hobbie do seu interesse e ter uma boa alimentação, também ajudam muito a evitar essa doença!

Saiba mais: Descansar ajuda a aumentar a produtividade?

Burnout

doenças causadas pelo excesso de trabalho

Do inglês exaustão, a síndrome de Burnout surgiu justamente de situações de trabalho MUITO intensas e exaustivas. Ela acontece quando há um grande acúmulo de estresse e ansiedade que não consegue mais se sustentar. 

Essa crise pode se manifestar de várias formas e os seus sintomas são muito próximos da ansiedade da depressão. O que distingue a burnout é sua relação direta com o trabalho e o colapso eminente. 

Para prevenir o ideal é fazer acompanhamento psicológico, evitar a sobrecarga de serviços, e criar ambientes mais saudáveis dentro e fora do seu trabalho.

Saiba mais: Os TERRÍVEIS efeitos do estresse no seu corpo

Tendinite

Diferente das doenças causadas pelo excesso de trabalho anteriores, a tendinite é mais física do que psicológica. Ela é muito comum em trabalhos que envolvem esforços repetitivos, independente da força exercida.

Inclusive, atinge tanto profissionais que utilizam maquinário pesado quanto quem passa o dia todo no computador!

Essa doença causa inflamação nos tendões e dores muito fortes. Para evitá-la recomenda-se a prática de exercícios físicos, alongamentos, e não passar longas horas trabalhando na mesma posição. 

Saiba mais: 7 razões para você se alongar no trabalho

Prevenir é melhor do que remediar, certo? Portanto, para evitar essas doenças causadas pelo excesso de trabalho, o ideal é conhecer os seus limites! Priorize a sua saúde, pois o seu trabalho também depende dela!

Você conhece alguma outra doença causada pela sobrecarga de trabalho? Conta aqui para a gente nos comentários!

Comentários